18 C
Cuiabá
segunda-feira, maio 20, 2024

Turismo receptivo

Por Katya Regina Curvo Galitzki

 

O Turismo Receptivo é um serviço relacionado às pessoas que desejam conhecer lugares, com recursos naturais, histórico e culturais, práticas esportivas, atrativos turísticos, etc., de uma determinada Região. É um serviço especializado em receber visitantes quer seja um Turismo de Lazer ou a Negócios que atendem às suas necessidades. 

O Turismo Receptivo é de suma importância em cada região, cidade, porque dependendo do potencial turístico da Região, o que ela tem a oferecer (Flora, Fauna, Atratativos Turísticos) é onde entra a parte da iniciativa privada, Órgãos Municipais, Estaduais, para dar o apoio necessário ao crescimento local atraindo turistas cada vez mais. Estarei comentando em outra matéria sobre este assunto. 

Precisamos acordar para este segmento turístico do Receptivo, aliás, para o Turismo em geral, pois ele gera divisas, dá empregos, atraí empresários como: Restaurantes, Hotéis, Pousadas, Transportes, valorizando o local e a economia. 

Para isso, precisamos Planejar com Metas e Objetivos, personalizar para deixar a viagem inesquecível e o turista poder voltar e indicar para ouras pessoas, gerando, aspectos positivos com atendimento impecável, porque a maioria dos turistas pesquisam e sempre precisam de alguma informação a mais. Dispostos até a pagar mais. 

Daí a função de termos a orientação de uma Agência de Viagem para indicar, intermediar, informar tudo ou quase tudo sobre a região ou cidade visitada, acompanhamento de Guia especializado para o acompanhar, enfim, fazer uma consultoria para tornar e facilitar o desejo, e porque não dizer os sonhos a viagem mais agradável possível.

– O porquê de ter a orientação de uma Agência de Viagem? 

Porque ela faz a intermediação bem planejada entre os Serviços oferecidos e o Consumidor final que são os turistas, tais serviços como: 

– Transportes – seguros, confortável e climatizados 

– Acompanhamento de Guias Especializados – onde o turista será guiado com Roteiros bem planejados e detalhados, otimizando o tempo do passeio, compra de ingressos antecipados 

– Indicação locais de compras, restaurantes, hotéis ou pousadas, atrações turísticas de acordo com o perfil do cliente. 

– E muitos mais serviços que atendem as necessidades dos clientes (depende do perfil de cada cliente). 

A Agência de Turismo – com o papel de intermediadora, é para resolver e auxiliar o turista desde a compra até a realização final dos Serviços adquiridos, dando um atendimento de primeira. 

Esse tipo de segmento de Turismo Receptivo é muito bom para a região, principalmente, para a população local, como disse acima, estimula o turismo, e porque não dizer a indústria do turismo como: restaurantes, hotéis, parques temáticos, transportes entre outros segmentos, crescendo vários setores da economia. 

Não esquecendo que todos nós somos os maiores responsáveis pelo nosso Ecossistema, e se tivermos um bom Planejamento, com uma boa Infraestrutura, uma boa divulgação no Brasil e exterior, dando condições e importância a pasta, teremos e seremos um dos melhores Países devido sermos um País com maiores biodiversidades a oferecer do mundo. 

* Katya Regina Curvo Galitzki é pós-graduada em Administração de Turismo e Lazer, pela Universidade Federal de Joinville/SC, e proprietária da CONEXÃO TURISMO MT – Agência de Viagem e Operadora de Turismo em Cuiabá/MT, há 15 anos no Mercado.

Não perca