26 C
Cuiabá
domingo, abril 28, 2024

Secretário visita cursos ofertados pelo Qualifica Cuiabá e reforça compromisso

O secretário municipal de Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico, Francisco Vuolo, acompanhado da equipe técnica, visitou na noite desta segunda-feira (08), mais dois cursos ofertados pelo Qualifica Cuiabá 2021 na sede do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial- Senai no Distrito Industrial, em Cuiabá, onde estão sendo ministradas as aulas para saber como está sendo o desenvolvimento e de que forma os alunos estão aproveitando as instruções repassadas. As turmas escolhidas foram dos cursos de Técnico Industrial e Soldador. Já em sua 3ª Edição, mais de 2,8 mil alunos já foram formados nas mais diversas áreas e estão altamente preparados para o mercado de trabalho.

A estimativa é formar dez mil novos profissionais pelo Qualifica Cuiabá que integra o programa ‘Pra Frente Cuiabá’, lançado pela gestão. “É grande a satisfação de estarmos aqui, numa segunda-feira a noite, onde essas pessoas estão tendo a oportunidade de se qualificarem. Faz parte das premissas da gestão, investir no capital humano, criando instrumentos no momento em que Cuiabá vai passar por uma série de transformações, principalmente com o advento da Ferrovia, prevista para chegar até 2025 na capital”, disse o secretário municipal de Agricultura

“Esse trabalho de visitas in loco que estamos fazendo nos cursos do Qualifica Cuiabá é para poder entender e compreender de fato o que está acontecendo dentro da sala de aula. Saber se vocês estão aprendendo e tendo o rendimento esperado pela Prefeitura, para efetiva qualificação do trabalhador. O nosso papel é prepara-los para o mercado. Essa grande parceria com o Senai, referência nacional no aprendizado é para isso. Esperamos que vocês aproveitam o máximo e estejam prontos para quando as oportunidades surgirem”, acrescentou Vuolo.

O diretor de Geração de Emprego, Renda e Qualificação, Rafael Butareli,  lembrou uma das principais carências na captação de emprego, que é a formação técnica, e é nesse sentido que o Qualifica Cuiabá atua por meio dos cursos desenvolvidos. “Hoje estamos preparando a nossa cuiabania para o mercado de oportunidades. O aluno já sai do curso capacitado para o mercado de trabalho”, declarou o diretor.

Técnico em Eletrotécnica, o professor e instrutor do curso Diego Martinez considera o programa Qualifica Cuiabá muito bom. “É o primeiro ponta pé para quem não tem tanto conhecimento da indústria. O curso agrega e muito obter conhecimento. Não adianta ficar só na teoria, tem que praticar. O aluno se destacando no curso, é certeza que será aproveitado no mercado de trabalho que está em pleno vapor, aproveitando e selecionando pessoas para o trabalho, nesse caso para as indústrias”, pontuou o professor.

O secretário visitou também o curso de Soldador, onde a receptividade foi ótima. Os alunos afirmaram que os cursos estão mudando a história de vida deles. Por medida de biossegurança contra a disseminação da Covid-19, as aulas são ministradas com até 20 alunos por turma.

O Qualifica Cuiabá está na terceira edição e integra o programa ‘Pra Frente Cuiabá’, formatado para potencializar o desenvolvimento humano e econômico em Cuiabá. A ação é coordenada pelas Secretarias de Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência, da Mulher e da Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial-Senai.

Não perca