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domingo, maio 19, 2024

Procon determina a suspensão de serviços de telemarketing abusivo em MT e notifica 22 empresas

Por Kethlyn Moraes, g1 MT

O Procon Estadual, vinculado à Secretaria de Assistência Social e Cidadania (Setasc), decretou medida cautelar suspendendo por tempo indeterminado os serviços de telemarketing abusivo em todo o território de Mato Grosso. A decisão administrativa cautelar foi publicada no Diário Oficial do Estado nesta segunda-feira (18).

No total, 22 empresas de telemarketing ligadas a bancos, instituições financeiras e serviços de telefonia foram notificadas pelo Procon. Caso descumpram a medida, a multa diária será de R$1 mil.

De acordo com a medida, as empresas estão proibidas de ligar para oferecer produtos ou serviços a clientes que não autorizaram contato.

O documento assinado pelo secretário adjunto de Proteção e Defesa dos Direitos dos Consumidores do Procon, Edmundo Taques, estabelece que os consumidores só podem ser contatados por telefone se tiverem expressamente manifestado interesse nesse sentido.

A decisão, no entanto, exclui outras formas de abordagem por telemarketing, como serviços de telemarketing receptivo ou passivo e aqueles que são sobre cobranças  doações.

Além da medida cautelar determinando a suspensão dos serviços de telemarketing, o Procon Estadual também instaurou processo administrativo para apurar possível violação ao direito do consumidor, visto que a legislação brasileira considera abusivo o contato insistente com os consumidores sem o seu consentimento prévio.

Caso continue recebendo ligações de telemarketing não autorizadas, o Procon Estadual orienta os consumidores a adotarem os seguintes procedimentos:

  1. Anote o número do telefone que originou a chamada, ou faça um print da tela;
  2. Atenda a ligação para identificar o nome da empresa que está ligando e ofertando produto ou serviço de forma abusiva (sem consentimento prévio do consumidor);
  3. Registre a reclamação pelo Procon online (65) 99228-3098, informando o número que originou a chamada, horário da ligação, nome da empresa que está ofertando o produto ou serviço;

A reclamação pó de ser feita também de forma presencial na sede do Procon, ou em qualquer um dos postos de atendimento:

  • Ganha Tempo da Ipiranga;
  • Ganha Tempo do CPA I;
  • Procon na Assembleia Legislativa;
  • Centro de Cidadania no Várzea Grande Shopping.

 

Dados

 

No Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor (Sindec), de janeiro de 2019 a junho de 2022, foram registradas 6.085 reclamações em relação aos serviços de telemarketing. Entre os principais problemas estão:

  • Publicidade abusiva;
  • Contrato/pedido/orçamento;
  • Venda enganosa;
  • Publicidade enganosa;
  • Cobrança de valor quando o produto é devolvido.

 

Já no portal de reclamações online, de setembro de 2021 a junho de 2022, foram registradas 8.462 ligações indesejadas de telemarketing.

Os assuntos mais reclamados na plataforma foram atendimento bancário; cartão de crédito, débito ou cartão de loja; pacote de serviços; aparelho celular e internet fixa, entre outros.

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