28.7 C
Cuiabá
terça-feira, abril 30, 2024

MEMÓRIA: Livro especial sobre Rondon é lançado na ALMT

O grupo RDM teve a honra de participar na noite desta terça-feira (24), no Teatro Zulmira Canavarros, na Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), do evento de lançamento do livro “Rondon, o marechal da paz – A vida de um herói nacional contada por meio da Filatelia”.

A criação, direcionada e produzida pelo pesquisador Maurício Melo Meneses, que carregou o sonho de homenagear Cândido Mariano da Silva Rondon nos últimos anos, e decidiu fazê-lo usando as palavras em um livro como guia.

Sobre o incentivo da produção, Mauricio Melo salientou que o recurso ofertado foi fundamental para proporcionar a integração do material ao acesso ao público. “Com esse recurso, a editora responsável pôde fornecer os livros a preço de custo à Secretaria de Estado de Educação (Seduc), que promoverá concursos de redação sobre Rondon e utilizará as obras como premiação. Além disso, também visitarei várias instituições de ensino para proferir palestras sobre o Marechal”, explicou.

Já para a deputada Janaina Riva, destacou a relevância de Cândido Rondon para a história de Mato Grosso e do Brasil, onde é reconhecido como um “ícone da pacificação”. “É fundamental que os pequenos mato-grossenses conheçam nossa história. Distribuir esse livro para as escolas de Mato Grosso é permitir que isso aconteça”, concluiu a deputada.

A PRODUÇÃO LITERÁRIA 

A obra lançada é exuberante, rica e ilustrada por selos que retratam aspectos da vida do Marechal Rondon, no período que realizou seu grande trabalho que entrou para a história do Brasil.

Na introdução, o autor conta que para falar de Cândido Rondon é essencial idealizar a imagem de um herói nacional que foi indicado ao Prêmio Nobel da Paz pelo físico Albert Einstein e que teve, de fato, seu nome inserido no “Livro dos Heróis e Heroínas da Pátria”.

O livro traz ainda depoimentos de várias personalidades que acrescentam relatos sobre a vida de Rondon, reforçando a importância e o caráter inovador da obra de Maurício Meneses. O autor nasceu em 1955, em Minas Gerais, e tem uma história com a ALMT, onde atuou como servidor e exerceu, entre outras funções, o cargo de Secretário-Geral.

DA REDAÇÃO

*Fotos: Helder Faria

Não perca