26 C
Cuiabá
domingo, abril 28, 2024

Elon Musk anuncia internet para escolas e monitoramento da Amazônia em encontro com Bolsonaro

Por João Pedro Marques

O bilionário Elon Musk, CEO da Tesla, anunciou nesta sexta, em visita ao Brasil, o lançamento da rede Starlink para 19 mil escolas em áreas rurais e monitoramento ambiental da Amazônia. O empresário se encontrou hoje com o presidente Jair Bolsonaro (PL). Também participaram da conversa o dono da rede de lojas Havan, Luciano Hang, e o ministro do Supremo Tribunal Federal Dias Toffoli. O empresário Elon Musk chegou ao Brasil na manhã desta sexta para um encontro com o presidente JaBolsonaro. O bilionário desembarcou no aeroporto de São Roque, em São Paulo.

CONFIANÇA

TSE conclui testes em urnas e não encontra falhas no sistema eleitoral | VEJA

As dúvidas levantadas sobre a credibilidade das urnas eletrônicas têm pouco espaço entre os eleitores aqui do Distrito Federal. Na capital da República, 79,8% das pessoas aptas a votar confiam no modelo adotado no Brasil desde 1996. Segundo pesquisa encomendada pelo Metrópoles e realizada pelo Instituto Ideia, 45,4% do eleitorado acreditam muito no formato eletrônico, e 34,4%, pouco.

DIVIDIDO

O procurador-geral da República, Augusto Aras, deve buscar agradar a ambos ao mesmo tempo em diferentes processos, conta Vera Magalhães. Para o Planalto, Aras vai emitir parecer considerando válido o indulto concedido por Bolsonaro ao deputado Daniel Silveira, condenado pelo próprio Supremo por pregar violência contra os ministros. Na outra via, a PGR deve arquivar a notícia-crime do presidente contra o ministro Alexandre de Moraes por abuso de autoridade, que já havia sido rejeitada pelo ministro Dia Toffoli. Visto como descabido por especialistas, o recurso à PGR após recusa pelo STF seria um “teste de fidelidade” para Aras. Para sorte deste, o assunto está a cargo de sua vice, Lindôra Araújo.

REAJUSTE 

Bolsonaro repete ataques, cita militares e volta a insinuar 'sombra da suspeição' na eleição - CartaCapital

O presidente Bolsonaro disse que o governo não tem os recursos necessários para o reajuste de 5% dos funcionários públicos, que deve equivaler a R$ 7 bilhões em cortes nos ministérios. Ele ainda reiterou que o orçamento é pequeno porque o país passa por um “momento difícil” devido à pandemia – que, de acordo com ele, reflete na inflação. Bolsonaro disse que vai esperar por uma próxima reunião com os presidentes dos sindicatos dos funcionários. Atualmente, servidores públicos do Banco Central, Tesouro Nacional e outras autarquias estão em greve por reajuste salarial e reestruturação de carreira.

ABANDONO DE ESTUDO

Dados divulgados pelo Instituto de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira na quinta apontam que a taxa de abandono escolar no ensino médio mais que dobrou em 2021. Os números dizem respeito a estudantes da rede pública. De acordo com a segunda etapa do Censo Escolar da Educação Básica 2021, a taxa de abandono no ensino médio no ano passado foi de 5%. Em 2020, o percentual era de 2,3%. Também houve aumento nas taxas de abandono do ensino fundamental na rede pública: em 2021, o índice foi de 1,2%. Em 2020, o indicador era de 1%.

OPINIÃO FORMADA 

O prepotente, o dissimulado e o ególatra - Revista Oeste

O presidente Bolsonaro disse que existem três ministros do Supremo Tribunal Federal que “infernizam” não só ele, como também “o Brasil”. Segundo o mandatário do país, esses magistrados são Edson Fachin, Luís Roberto Barroso e Alexandre de Moraes. A fala do presidente ocorreu um dia antes de um gesto inesperado, nessa quinta. Sob aplausos e perplexidade do público, o presidente Bolsonaro e o ministro Alexandre de Moraes, do STF, apertaram as mãos e se cumprimentaram.

INQUÉRITO

O Exército Brasileiro liberou esta semana a área de plantação, onde um um foguete desgovernado, lançado pela corporação caiu, em Formosa, no Entorno do Distrito Federal. Segundo o Exército, a corporação tem 30 dias para concluir o inquérito e apontar o que causou a queda do foguete em um local fora do previsto. O caso aconteceu no último dia 11 de maio e a área foi completamente liberada na quarta-feira desta semana.

DOAÇÃO DE VACINAS

Prefeitura Municipal de Paranatinga - Mato Grosso

A medida que autoriza o governo federal a doar, em caráter humanitário, vacinas contra a Covid-19 aos países mais afetados pela pandemia foi publicado no Diário Oficial da União deste sexta. O Senado Federal aprovou no dia 12 de maio a Medida Provisória Nº 1.081/2021. Como o texto não sofreu alteração, o ato seguiu para a promulgação. A matéria prevê que as doações ocorram por intermédio do Ministério da Saúde, sendo que as despesas do transporte dos imunizantes poderão correr por conta do país destinatário, de dotações orçamentárias do governo federal ou de outros colaboradores.

DF IGUALITÁRIO 

A 22ª Vara do Trabalho aqui de Brasília determinou que a Capgemini S/A pague diferenças salariais a uma consultora que realizava as mesmas atividades que seus colegas de setor, no entanto, tinha salário inferior ao deles. A juíza Natália Queiroz Cabral Rodrigues, quem proferiu a sentença, enquadrou a situação em uma perspectiva de gênero e, explicou na decisão, que a igualdade é uma imposição constitucional, por isso, julgou procedente o pedido de pagamento de diferenças salariais à consultora.

CONTINUA EM CASA

William Bonner

Nos últimos dias, o nome de William Bonner tomou os noticiários após uma informação de Alessandro Lo Bianco. De acordo com o colunista, o comandante do Jornal Nacional estaria planejando se aposentar e deixar a Globo no final do primeiro semestre de 2023. A assessoria de imprensa do canal dos irmãos Marinho respondeu, mas se limitou a dizer que a informação divulgada por Lo Bianco “não procede”.

”FAKE NEWS NÃO EXISTE”

Ao comentar ações de magistrados do Supremo Tribunal Federal, Bolsonaro disse, em entrevista ao jornal Correio da Manhã, que “fake news não existe”. Bolsonaro também ressaltou, em mensagem enviada a grupos no WhatsApp, supostas irregularidades na investigação no inquérito das fake news e nas ações tomadas pelo magistrado “não previstas no Código de Processo Penal, contrariando o Marco Civil da Internet”.

MAIORIA NO STF

O Supremo Tribunal Federal formou nesta sexta maioria de votos pela invalidação de uma lei que acaba com a pena de prisão disciplinar para policiais militares e bombeiros. A lei foi aprovada em 2019 pelo Congresso Nacional e sancionada pelo presidente Bolsonaro. A ação analisada pelo STF foi apresentada pelo governo do Rio de Janeiro. O tema está em julgamento no plenário virtual, no qual os ministros inserem o voto no sistema eletrônico.

FRIO PASSAGEIRO 

Depois do registro recorde de frio para o mês de maio em São Paulo, Belo Horizonte, Distrito Federal, Cuiabá, Campo Grande e Goiânia, a previsão do Instituto Nacional de Meteorologia é que a partir deste sábado, dia 21, a onda de frio comece a perder força nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste do País. O frio perde intensidade, mas as madrugadas ainda serão de temperaturas baixas em boa parte do País.

FORA DA TERRA 

Recriação gráfica mostra a Voyager 1, da NASA — Foto: Nasa

A sonda Voyager 1, da Nasa, está intrigando os cientistas da organização espacial americana. Isso porque a Voyager, que é o objeto mais distante da Terra já lançado pelo homem, está com um problema no seu sistema de orientação espacial que, segundo os cientistas, não está refletindo o que realmente está acontecendo com ela. De acordo com a Nasa, embora o equipamento esteja operando normalmente, recebendo e executando comandos da organização

Não perca