26 C
Cuiabá
domingo, maio 5, 2024

Eleições 2022: TSE e redes sociais querem combater fake news

A menos de oito meses do primeiro turno das eleições, e com a finalidade de buscar a implementação de medidas mais duras, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) formalizou nesta terça-feira (15) uma parceria com as principais plataformas digitais para ação conjunta de combate à desinformação durante as eleições. O acordo foi renovado em uma sessão nesta manhã, na sede do tribunal, com representantes do Google, WhatsApp, Facebook, Instagram, YouTube, Twitter, TikTok. A novidade é a parceria recente com o aplicativo de vídeos curtos Kwai — o perfil do TSE conta com mais de 300 mil seguidores na rede social. Todas essas empresas operam no Brasil e concordaram em adotar ações para fazer frente à desinformação

NOVO ALVO
Review do Telegram: facilidade de uso e segurança para suas mensagens | NextPit

Indignados e incomodados com o descaso do aplicativo Telegram, que ignora as autoridades brasileiras, deputados e senadores querem retomar o quanto antes a Comissão Parlamentar Mista de Inquérito das Fake News. A CPMI foi interrompida e está paralisada desde março de 2020, em virtude da pandemia. Diante da situação, a relatora da comissão, a deputada Lídice da Mata (PSB-BA) defende rigor no cerco ao aplicativo. “Vamos cobrar uma ação aqui no Brasil”, afirma, ao mencionar as providências do governo alemão que levaram a plataforma a encerrar canais de teóricos da conspiração e negacionistas da pandemia.

AGENDA INTERNACIONAL

Em solo russo Jair Bolsonaro se reunirá nesta quarta (16) com o presidente Vladimir Putin , apenas com a presença de intérpretes. Os dois devem fazer uma declaração conjunta após a conversa, e seguir para um almoço. O encontro está marcado para acontecer entre 13h e 15h, horário local, e será no Kremlin, sede do governo russo, situado na Praça Vermelha, um dos principais pontos turísticos de Moscou. O presidente brasileiro irá participar de encontro com empresários russos. Entre os principais assuntos a serem tratados na viagem, está a compra de fertilizantes russos por parte do Brasil.

ASPAS DE BOLSONARO

Visita à Rússia serve mais a Putin que ao Brasil | Brasil | Valor Econômico

Na Rússia, o presidente Jair Bolsonaro (PL) afirmou nesta terça-feira (15/2), por meio das redes sociais, que o “Brasil tem vocação de amizade com todas as nações do mundo”. O chefe do Executivo compartilhou o que seriam imagens de notícias da visita de Dom Pedro II ao local em 1876 e, ao lado, em comparação, uma foto sua apertando a mão do presidente russo, Vladimir Putin.

LULA x MORO

O ex-juiz Sergio Moro (Podemos) passou a ser alvo também do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que em entrevista na manhã desta terça-feira(15) alfinetou o concorrente às eleições presidenciais deste ano. O petista e chegou a dizer que não considera o ex-juiz como um candidato e o chamou de “medíocre”. “Eu não considero ele nem candidato. O papel que ele está fazendo em cada entrevista é tão ridículo, que eu quero que ele se exponha mais, quero que ele tenha mais tempo na televisão e dê mais entrevistas em rádios. Quero que ele se coloque na frente da imprensa para se desnudar, porque aquele homem sem toga não vale nada”, provocou Lula.

EU NÃO

Damares gastou apenas 53% dos recursos disponíveis para o seu | Geral

A ministra Damares Alves, da Mulher, Família e Direitos Humanos, afirmou nesta terça-feira (15) que vai recusar o convite do presidente Jair Bolsonaro (PL) para concorrer ao Senado por São Paulo. Ela vinha sendo cotada para integrar o núcleo central de candidatos bolsonaristas em São Paulo, encabeçado pelo ministro Tarcísio de Freitas, da Infraestrutura, que deve disputar o governo. “Não aceitei o convite por acreditar que no Estado temos em nossa base muita gente boa com grandes chances de eleição”, disse.

POSSIBILIDADE

Causou grande impacto no noticiário nacional a afirmação do presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, no sentido de que diminuiu o temor do “mercado” diante da possibilidade de volta do ex-presidente Lula ao Planalto. “O que a gente pode comentar é o que a gente captura nos preços de mercado. Nos preços de mercado, o que tem acontecido mais recentemente é uma eliminação de vários preços que mostram o risco da passagem de um governo para outro. Mais recentemente, a gente vê, quando olha esses preços, que eles atenuaram. Caíram um pouco. Significa que o mercado passou a ser menos receoso da passagem de um governo para o outro. Isso é o que a gente pode interpretar”, disse o presidente do BC.

ECONOMIA

Por que está tudo tão caro no Brasil? | Guia do Estudante

O Indicador Ipea de Inflação por Faixa de Renda aponta para uma nova desaceleração inflacionária para todas as faixas de renda no País. As famílias de renda alta registraram a menor taxa de inflação no período (0,34%). O segmento que apresentou a maior inflação em janeiro deste ano foi o das famílias com renda muito baixa (0,63%). Os dados de janeiro foram divulgados nesta terça-feira (15) pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea

DETERMINAÇÃO

O ministro Ricardo Lewandowski, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou nesta segunda-feira, 14, que o governo federal pare de utilizar o canal de denúncia “Disque 100”, vinculado ao Ministério da Mulher, Família e Direitos Humanos, com o objetivo de propagandear mensagens contrárias à vacinação contra a covid-19.”Convém, ademais, ordenar ao Governo Federal que se abstenha de utilizar o canal de denúncias “Disque 100″ fora de suas finalidades institucionais, deixando de estimular, por meio de atos oficiais, o envio de queixas relacionadas à regular exigência de comprovante de vacinas contra a covid-19”, escreveu o ministro.

Não perca