25 C
Cuiabá
sábado, abril 27, 2024

Comissão debate medidas do governo que estariam prejudicando setor agrícola

Por João Pedro Marques com Andreza Nunes, Thalía Magalhães e Hulda Rode. 

Confira os destaques desta terça-feira, 21 de novembro, na Coluna Direto de Brasília.

Comissão debate medidas do governo que estariam prejudicando setor agrícola

Foto: Will Shutter / Câmara dos Deputados

O requerimento para a realização da audiência foi apresentado pelos deputados Rodolfo Nogueira (PL-MS) e Zé Vitor (PL-MG). Os parlamentares listam uma série de medidas estudadas ou efetivamente adotadas pelo governo que seriam “represália direcionada ao setor agropecuário e aos produtores rurais do Brasil”. Entre essas medidas, os deputados citam portaria do ministério que homologa o Regimento Interno do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama).

 

Ministro da Justiça deve prestar esclarecimentos à Comissão de Segurança

Foto: Vinicius Loures/Câmara dos Deputados

A Comissão de Segurança Pública da Câmara dos Deputados ouve nesta terça-feira (21) o ministro da Justiça, Flávio Dino. Ele foi convocado pelo colegiado e deve tratar de diversos assuntos relacionados à pasta.

 

CRE vota protocolo de adesão da Bolívia ao Mercosul

Foto: STÉFERSON FARIA/AG. PETROBRAS/JC

Segundo Rodrigues, o ingresso da Bolívia no Mercosul “otimizará o comércio e a cooperação com Estado que tem população de mais de 12 milhões de pessoas e Produto Interno Bruto da ordem de 41 bilhões de dólares”, diz. Ele ressaltou a importância da abertura ou de ampliação de mercado para as empresas brasileiras, com a possibilidade de uso de energia mais barata.

 

Mercado reduz previsão da inflação de 4,59% para 4,55% este ano

Foto: Rafa Neddermeyer/Agência Brasil

A previsão do mercado financeiro para o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) – considerado a inflação oficial do país – caiu de 4,59% para 4,55% neste ano. A estimativa está no Boletim Focus desta segunda-feira (20), pesquisa divulgada semanalmente pelo Banco Central (BC) com a expectativa de instituições financeiras para os principais indicadores econômicos. Para 2024, a projeção da inflação ficou em 3,91%. Para 2025 e 2026, as previsões são de 3,5% para os dois anos.

 

Presidente indica quatro nomes para o Cade

Foto: REUTERS/Adriano Machado

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva indicou, nesta segunda-feira (20), quatro nomes para compor o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) pelos próximos quatro anos. Os nomes serão publicados no Diário Oficial da União (DOU) desta terça-feira (21).

 

Lula tenta avançar em acordo entre Mercosul e União Europeia

Foto: Divulgação/Agência Brasil

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, falou ao telefone, na tarde desta segunda-feira (20), às 15h, com a presidenta da Comissão Europeia, Ursula Von der Leyen. A conversa, que durou cerca de meia hora, deu seguimento à reunião que mantiveram na Cúpula do G20, em Nova Delhi, e tratou do andamento da negociação do acordo entre Mercosul e União Europeia. Os dois concordaram em acompanhar de perto o trabalho dos negociadores nos próximos dias e deverão voltar a se encontrar na próxima semana, durante a COP-28, em Dubai, Emirados Árabes.

 

MEC receberá ministros do Mercosul Educacional

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

 
No dia 23 de novembro, o Ministério da Educação (MEC) sediará a Reunião de Ministros de Educação (RME), instância superior do Setor Educacional do Mercosul. Ela é integrada pelos Ministros de Educação dos estados -membros do Mercosul (Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai) e dos países associados do bloco, que incluem Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, Guiana, Peru e Suriname. O encontro vai finalizar a programação da Presidência Pro Tempore Brasil (PPTB) na área educacional do Mercosul, assumida pelo MEC no segundo semestre de 2023. 

 

MME promove Seminário de Políticas Públicas para Eficiência Energética na Indústria

Foto: Antonio Molina/Fotoarena/FolhaPress

O Ministério de Minas e Energia, o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, a Confederação Nacional da Indústria e a Agência Alemã de Cooperação Internacional realizam, na manhã esta terça-feira (21/11), na sede do MME, o seminário “Políticas Públicas para Eficiência Energética na Indústria”. O evento será realizado por meio do Programa PotencializEE – Investimentos Transformadores em Eficiência Energética na Indústria, coordenado pela GIZ. O objetivo é impulsionar a descarbonização e a competitividade industrial por meio de soluções de eficiência energética com foco na sustentabilidade e na redução dos custos com energia. 

 

Raul Araújo toma posse como corregedor no TSE

Foto: Antonio Molina/Fotoarena/FolhaPress

Tradicionalmente, é eleito para ocupar o cargo de corregedor-geral o ministro do STJ que está há mais tempo no TSE. Com a saída de Benedito, o ministro Raul Araújo se tornou o mais antigo. O novo corregedor-geral do TSE assumirá sete casos contra o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e três que miram o atual presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Raul Araújo fica no posto até setembro de 2024.

 

STF pede informações sobre morte de réu no Complexo da Papuda

Foto: Divulgação

O ministro Alexandre de Moraes solicitou cópia do prontuário médico e relatório médico dos atendimentos recebidos pelo interno durante a custódia. Segundo os autos da Ação Penal (AP) 1055, ele teve um mal súbito durante o banho de sol. Cunha estava preso preventivamente sob a acusação de associação criminosa armada, abolição violenta do estado democrático de direito, golpe de estado, dano qualificado e deterioração de patrimônio tombado.

 
Segundo IBGE, produção de carne bovina em 2023 bate recorde

Foto: Wenderson Araujo/CNA

Dados divulgados neste mês pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostram que a produção de carne bovina em 2023 (de janeiro a setembro) atingiu recorde. No período, foram produzidas 6,39 milhões de toneladas, 8,37% a mais que nos nove primeiros meses de 2022 e 4,5% acima do recorde anterior, registrado em 2019.

 

Fávaro visita retomada de obras em frigorífico incendiado em MT

Foto: Divulgação/Mapa

O ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, participou, nesta segunda-feira (20), da retomada das atividades e obras de ampliação de uma planta frigorífica em Diamantino (MT). A unidade foi incendiada em junho deste ano e, desde então, foi iniciado um trabalho conjunto para a manutenção de empregos e da atividade que é considerada essencial para a economia da região. Prevista para 2024, a conclusão das obras tornará a unidade a maior de processamento de carne bovina da América Latina com capacidade instalada de processamento de 3,6 mil cabeças por dia e 3 mil colaboradores.

Não perca