26 C
Cuiabá
domingo, abril 28, 2024

Campanha pelo fim da violência contra a mulher começa nesta sexta na Assembleia Legislativa

Começa nesta sexta-feira (19), os ‘21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência Contra as Mulheres’. Campanha tem como objetivo mobilizar pessoas e organizações que lutam pela erradicação desse tipo de violência e pela garantia dos direitos das mulheres.

Em Cuiabá, a campanha que ganhou o nome de ‘Conecta 21’, abre as atividades com um encontro hoje, às 19h, no auditório Milton Figueiredo, na Assembleia Legislativa de Mato Grosso.

O “Dia Internacional pela Eliminação da Violência Contra as Mulheres” é realizado no dia 25 de novembro e vai até 10 de dezembro, no Dia Internacional dos Direitos Humanos. No entanto, no Brasil, são 21 dias de ativismo, do dia 20 de novembro a 10 de dezembro.

Comprometidas com este movimento global, mulheres de três coletivos – Grupo Até Quando, Mulheres do Brasil e Virada Feminina de MT -, irão se reunir na Casa de Leis para debater mecanismos de combate à violência contra a mulher. Sendo recepcionadas, claro, pela única mulher parlamentar na Assembleia, a deputada estadual Janaina Riva.

Durante o evento será apresentado o relatório do Observatório de Segurança Pública, ligado à Secretaria de Estado de Segurança, que aponta 78 feminicídios, colocando Mato Grosso entre os estados brasileiros que lideram os números de assassinatos de mulheres no país.

Conecta 21

Conecta21 é um movimento em alusão ao ativismo pelo fim da violência contra a mulher. Com objetivos bastante claros como levar informações à pessoas que passam por esta situação de forma efetiva, como forma de resgata-las e mudar suas vidas.

Mas, sobretudo, é uma mobilização que busca atingir o maior número de pessoas de forma impactante para a conscientização de adultos e adolescentes sobre as lutas femininas, suas dores e as formas de acolhimento destas vítimas.
E, claro, por meio destas ações, provocar a sociedade a ampliar uma discussão sobre os diversos tipos de violências. Desvelando uma dura realidade que vem sendo considerada pandêmica no mundo.

Não perca