27 C
Cuiabá
domingo, abril 28, 2024

Bolsonaro sobrevoa áreas atingidas pelas chuvas em Pernambuco

Por João Pedro Marques

Ao lado de pelo menos oito ministros, o presidente Bolsonaro sobrevoou, na manhã desta segunda, as regiões afetadas pelo alto volume de chuvas no Recife, em Pernambuco. Segundo informações mais recentes do governo do estado, ao menos 85 pessoas morreram em decorrência do fenômeno. A comitiva presidencial partiu da Base Aérea de Brasília por volta das 6h desta segunda e pousou na região por volta das 8h. Bolsonaro passou cerca de 2h30 em Pernambuco. Depois de pouco mais de 25 minutos de voo, o chefe do Executivo retornou e concendeu entrevista coletiva ao lado dos ministros de estado.

APOSENTADORIA 

Renda dos servidores públicos avançou 8% entre 2012 e 2021

Até o momento, o ano de 2022 tem o menor número de aposentadorias de servidores públicos federais desde 2012. Ao todo, 3.529 funcionários se aposentaram de janeiro a abril. No mesmo período do ano passado, foram 3.634. A queda de 2021 para 2022 foi de 2,8%, quando considerados somente os quatro primeiros meses do ano. Neste ano, os órgãos que mais perderam funcionários foram o Ministério da Saúde (188), a Universidade Federal da Paraíba (54), o Instituto Nacional do Seguro Social (48) e o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (35).

APROVAÇÃO

Embora tenha sido oficialmente indicado pelo governo como novo presidente da Petrobras há uma semana, Caio Mário Paes de Andrade ainda vai demorar para assumir o cargo, caso tenha seu nome aprovado pelo conselho de administração da estatal. Na previsão de integrantes da atual cúpula da empresa, todo o processo de análise do nome do indicado, entre checagem de currículo e a assembleia dos acionistas para chanceler a indicação, deve durar entre dois meses e dois meses e meio.

MILHO HISTÓRICO

Previsão para colheita de grãos recua com atraso no plantio do milho | Agronegócios | G1

Dados do primeiro relatório de colheita divulgado pelo Imea indicam que até o momento em Mato Grosso foram colhidos 1,24% dos 6,32 milhões de hectares estimadas para a safra, desse modo, isso representa uma antecipação de 1,24 p.p. em relação à última temporada. Com relação às regiões, as mais avançadas no estado foram a médio-norte, noroeste e centro-sul, com 2,30%, 1,31% e 1,14% colhidos. De acordo com o IMEA, esse cenário positivo foi influenciado pela semeadura adiantada da soja no estado, decorrente dos bons volumes de chuva que foram observados logo após o fim do vazio sanitário em MT

OPORTUNIDADE

Após levantamento da nossa coluna, destacamos pelo menos 137 concursos públicos estão com inscrições abertas nesta segunda para preencher 17,2 mil vagas por todo o país. Há oportunidades para diferentes níveis de escolaridade, com salários que chegam a R$ 30.404,42. As vagas são para preenchimento imediato e formação de cadastro reserva. Há processos abertos em órgãos federais e, ainda, em Defensorias Públicas, Ministérios Públicos, tribunais, procuradorias, polícias civil e militar e conselhos regionais em vários estados.

PAGAMENTO

Por quanto tempo é possível ficar sem contribuir ao INSS sem | Geral

O INSS paga, nesta segunda, a segunda parcela do 13º salário para os aposentados e pensionstas que têm o NIS com final 4 e que recebem até um salário mínimo. Segundo o instituto, mais de 31 milhões de segurados já receberam a primeira parcela do benefício. A antecipação do 13º salário foi assinada em março, e é o terceiro ano consecutivo em que os aposentados e pensionistas recebem o valor antes de agosto e dezembro, datais convencionais de pagamento.Essa segunda parcela se refere à segunda metade do valor do benefício. Porém, agora será descontado o Imposto de Renda, nos casos em que se cabe descontar

OPERAÇÃO TREND

A Polícia Federal deflagrou aqui em Brasília hoje a Operação Tabaco Trend, com o objetivo de coibir o contrabando de cigarros eletrônicos no Distrito Federal. São cumpridos dois mandados de busca e apreensão. A ação tem apoio da Vigilância Sanitária e das polícias Civil e Militar do DF. Durante as investigações, a Polícia Federal identificou os locais em que os cigarros seriam comercializados a partir de uma loja instalada na Feira dos Importados de Brasília. As evidências encontradas mostram indícios da prática do crime de contrabando de cigarros eletrônicos que envolveria uma organização criminosa. A apuração seguirá para identificar os autores do crime. O material apreendido será encaminhado à Receita Federal.

ALUGUEL

Com IGP-M alto, mercado defende liberdade para negociar aumento do aluguel | VEJA

O Índice Geral de Preços – Mercado, conhecido como “inflação do aluguel”, fechou em 0,52% no mês de maio, ante 1,41% no mês de abril. Os dados foram divulgados nesta segunda, pela Fundação Getúlio Vargas. O resultado aponta acúmulo de 7,54% no ano, entre janeiro e maio, e de 10,72% em 12 meses. Em maio de 2021, a inflação do aluguel havia subido 4,10% e acumulava alta de 37,04% em 12 meses.

Não perca