33 C
Cuiabá
sábado, abril 27, 2024

Bolsonaro diz que sancionará piso salarial da enfermagem

Por João Pedro Marques 

O presidente Bolsonaro afirmou que sancionará o projeto que cria o piso salarial da enfermagem. A declaração foi feita no domingo a jornalistas. “Pretendo sancionar. Estou no aguardo da definição sobre qual será a fonte de recursos”, disse o presidente. A Câmara dos Deputados aprovou o projeto em 4 de maio. Como o Senado já havia analisado a proposta, falta agora só a sanção presidencial para que a medida entre em vigor. Contudo, o Congresso ainda não definiu qual será a fonte de custeio para os gastos provocados pelo novo piso.

OPERAÇÃO DA FEDERAL

PF e MPDFT fazem operação contra assaltantes de carros-fortes
A Polícia Federal, em parceria com o Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado do Ministério Público do DF e Territórios, deflagrou, nesta terça, a Operação Restos da Maldade aqui no Distrito Federal e nos estados de Goiás e Minas Gerais. A ação combate quadrilha que se valia de grandes quantias obtidas em assaltos contra carros-fortes para, depois, praticar crimes de lavagem de dinheiro.

AMIGO DO AGRO

Durante o ato em Contagem, na região metropolitana de Belo Horizonte na última semana, o ex-presidente Lula afirmou que o Brasil precisa de nova uma política para o agronegócio, que contemple também os pequenos e médios produtores, que são os principais produtores de alimentos do país. Ele citou a amizade que possui com o ex-senador, ex-governador e ex-ministro da Agricultura, Blairo Maggi como um exemplo do seu bom relacionamento com o setor. Ele ressaltou a importância dos grandes produtores nos números da economia, mas ressaltou a importância de valorização dos pequenos.

NÃO É BEM ASSIM

Senado votará indicação de secretário da Defesa a embaixador, diz Pacheco |  VEJA

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, afirmou nesta segundaque a PEC 63/2013 é uma valorização das carreiras de magistratura e do Ministério Público, que “extingue, de uma vez por todas, a possibilidade de haver subsídios, esses penduricalhos que de fato são completamente afastados da realidade nacional”. O projeto em questão propõe reestruturação nas carreiras de juízes e integrantes do Ministério Público criando a parcela indenizatória Adicional por Tempo de Serviço de 5% do subsídio a cada quinquênio de efetivo exercício, podendo chegar a até 35%.

DIREITOS POLÍTICOS

O Tribunal Regional Eleitoral de Rio Grande do Sul rejeitou, por unanimidade, o pedido da coligação do PT e demais partidos de esquerda para tornar inelegível o empresário Luciano Hang. O julgamento ocorreu nesta segunda.Os sete desembargadores do TRE-RS reconheceram que não houve nenhuma irregularidade na manifestação de Hang sobre as eleições municipais de Santa Rosa, em 2020, disputada pela coligação.

POR FALAR NELE

TRE-RS decide manter os direitos políticos de Luciano Hang | Brasil |  Pleno.News

O PP cobrou do governo federal a filiação de Luciano Hang, para lançá-lo como senador por Santa Catarina. Hang tem negociações avançadas para se filiar ao PL, o partido de Valdemar Costa Neto que abrigou Bolsonaro e diversos políticos ligados ao presidente. O PP atravessou as conversas porque se sente desprestigiado na formação de palanques majoritários e das chapas para eleger deputados.A filiação de Hang seria uma forma de corrigir o desequilíbrio entre os partidos da base aliada. O empresário é visto como um candidato forte para se eleger em Santa Catarina.

AUMENTOU O TOM 

Mais uma vez, usando a própria rede social, Elon Musk colocou dúvidas sobre a compra do Twitter por US$ 44 bilhões. Na última sexta ele afirmou que a aquisição da empresa estava suspensa até o resultado de uma pesquisa sobre contas falsas e spams na rede social. Novamente, o bilionário afirmou que o acordo “não pode avançar” se comprado que não mais de 5% dos usuários são contas falsas ou de spam. Parag Agrawal, diretor executivo do Twitter, escreveu um longo post na segunda para explicar o problema e as possíveis soluções. Apontou, por exemplo, que a rede social suspende cerca de 500 mil contas por dia, antes mesmo de testá-las. Entretanto, Musk respondeu com um emoji de cocô.

MAIS MUDANÇAS

Setransc recomenda reajuste de 27,33% no preço do frete do estado -  Frota&Cia

O governo federal publicou, nesta terça a Medida Provisória nº 1.117, que permite atualização das tabelas de frete pela Agência Nacional de Transportes Terrestres sempre que houver variação de 5% no valor do diesel. A MP altera a Lei nº 13.703, que define a Política Nacional de Pisos Mínimos do Transporte Rodoviário de Cargas. A norma antiga previa atualização na tabela de preço mínimo de frete quando a oscilação no preço do diesel fosse superior a 10%. Agora, com a redução do percentual para 5%, a expectativa é de que a agência deva publicar nova tabela.

AGROBRASÍLIA 2022

Durante a AgroBrasília 2022, evento realizado de 17 a 21 de maio no Parque Tecnológico Ivaldo Cenci, aqui na região do Distrito Federal, a Embrapa vai apresentar as mais recentes soluções para os sistemas agropecuários do Planalto Central na vitrine de tecnologias, no estande e em outros espaços da feira, além de contribuir para a programação técnica com dia de campo, palestras de pesquisadores de diversas unidades de pesquisa e com o desafio de soluções tecnológicas Inova AgroBrasília. Depois de dois anos de pandemia da Covid-19, a feira volta a ser realizada em formato presencial com entrada franca. A vitrine tecnológica e o estande da Embrapa contarão com a participação das unidades Arroz e Feijão (Santo Antônio de Goiás, GO), Cerrados (DF), Hortaliças (DF) e Recursos Genéticos e Biotecnologia (DF). No espaço, o visitante vai conhecer uma infinidade de cultivares e sistemas de produção, além de bovinos de corte e leite.

Não perca