27 C
Cuiabá
domingo, abril 28, 2024

Bolsonaro admite ser “muito difícil” privatizar a Petrobras

Por João Pedro Marques

O presidente Bolsonaro disse, nesta segunda, que dificilmente a privatização da Petrobras será implementada. O chefe do Executivo federal acusou a estatal de ter “uma ganância enorme” e uma margem de lucro “exagerada”. Segundo o mandatário, o ministro de Minas e Energia, Adolfo Sachsida, foi nomeado para a pasta recentemente com essa intenção, mas leva um tempo para efetivar a venda. Bolsonaro admitiu que os preços dos combustíveis estão em patamares elevados, mas indicou que vários fatores interferem no custo desse produto – entre eles, a margem de lucro da Petrobras.

OPORTUNIDADE

Bolsonaro edita MP que recria Ministério do Trabalho — Senado Notícias

O Ministério do Trabalho e da Previdência Social informou, nesta segunda, que o país gerou 196.966 empregos com carteira assinada em abril de 2022. O número consta no balanço do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados. Foi o segundo melhor mês do ano, atrás apenas de fevereiro. De acordo com os dados da pesquisa, houve alta na comparação com março, quando foram criados 136,1 mil empregos formais. No acumulado de janeiro a abril deste ano, foram registradas 811,9 mil vagas formais. Em comparação com o mesmo período de 2021, houve melhora, uma vez que 805,1 mil empregos surgiram de janeiro a abril do ano passado.

REJEITADO

O 1º vice-presidente do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios, desembargador Ângelo Passareli, indeferiu o pedido de efeito suspensivo da condenação por improbidade administrativa do ex-governador José Roberto Arruda, nesta segunda. Ou seja, Arruda permanece inelegível. Arruda pediu a suspensão de sua condenação até que o Superior Tribunal de Justiça (STJ) decidisse sobre eventual retroatividade da lei que passou a exigir dolo (intenção) para a configuração do ato ilegal.

DE OLHO

Polícia Federal cumpre mandado de prisão contra servidor da Secretaria de  Saúde do Amapá — Português (Brasil)

A Polícia Federal vai redobrar a atenção sobre militantes políticos que, na avaliação de policiais da área de inteligência da corporação, têm mais chances de promover agressões ou mesmo atentados contra os candidatos à Presidência da República. Entre os critérios levados em conta para a montagem da relação estão o envolvimento em episódios anteriores de agressão, o histórico de manifestações agressivas em atos públicos e, ainda, postagens radicais e com conteúdo violento publicadas nas redes sociais.

ALIADOS

Embora Luciano Bivar não tenha sequer pontuado nas pesquisas até agora, aliados do pré-candidato do União Brasil à Presidência da República não jogam a toalha sobre as chances dele nas eleições deste ano. Exalando otimismo, dirigentes do partido dizem que é necessário aguardar o início da propaganda no rádio e na televisão para avaliar até onde Bivar conseguirá chegar. O exemplo para Bivar, dizem, está dentro do próprio partido. Caciques lembram da campanha presidencial de Anthony Garotinho em 2002, então candidato do PSB na disputa presidencial.

NO CONGRESSO

PF pede ao Supremo para incluir Paulo Guedes em inquérito no qual Renan  Calheiros é investigado | Política | G1

O ministro da Economia, Paulo Guedes, está sendo “disputado” para ser convocado pela base do governo no Congresso Nacional. Mas não é para tecer loas à sua política econômica. Os governistas estão furiosos com a sovinagem de Guedes, que tem fechado os cofres para as pretensões eleitoreiras dos aliados de Bolsonaro. Dois dos segmentos mais numerosos bolsonaristas – as bancadas da bala e a ruralista – são os mais indignados.

REAÇÃO

Parte do jantar que a senadora Kátia Abreu ofereceu a senadores e a ministros do STF em 13 de maio, em Brasília, girou em torno dos comentários que o ministro da Defesa, general Paulo Sérgio Nogueira de Oliveira, tem feito acerca de Alexandre de Moraes, o ministro do STF mais odiado por Bolsonaro. Segundo um dos presentes contou numa roda, o general, reproduzindo o discurso do governo, disse que Moraes era o ministro que mais causava tumulto nas relações entre Executivo e Supremo.

COVID-19

Janja posta foto com Lula e web pira com sunga: "Pronto para viajar"

Soube-se, ontem à noite, por meio da conta oficial de Lula no Twitter, que ele e Janja, sua mulher, contraíram a Covid-19 e estão isolados – Lula sem sintomas, Janja com alguns, leves. É assim que fazem as figuras públicas responsáveis. Antigamente, porém, elas não faziam assim. No exercício do cargo, o presidente Juscelino Kubitschek enfartou e só se soube anos mais tarde. Petrônio Portella, ministro da Justiça do general Ernesto Geisel, o terceiro presidente da ditadura militar de 64, escondeu que tinha problemas cardíacos até que um dia morreu de repente.

CONCURSO

Há 173 concursos públicos com inscrições abertas no Brasil nesta segunda. São 16.406 vagas para todos os níveis de escolaridade, com salários que chegam a R$ R$ 28.883,98. As oportunidades são para preenchimento imediato e formação de cadastro reserva. O certame da Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (Adasa) oferece 75 vagas nos cargos de regulador de serviços públicos e técnico de regulação de serviços públicos. São 25 vagas imediatas e 50 exclusivas para formação de cadastro de reserva.

Não perca