DA REDAÇÃO
A 29ª Festa do Peão Pantaneiro de Agrovila das Palmeiras, comunidade pertencente a Santo Antônio de Leverger (85 km de Cuiabá), realizada na primeira semana deste mês de novembro, reuniu aproximadamente 10 mil pessoas, durante os quatro dias de realização. O evento, interrompido por quase dois anos, por conta da pandemia de Covid-19, trouxe além de entretenimento, arte e cultura: movimentação para a economia e o turismo da região.
O presidente da festa e também vice-presidente da Câmara Municipal da cidade, Manoel Teixeira, organizador do evento desde a sua primeira edição, afirma que apesar do tempo de interrupção, o objetivo foi mantido.
“Um grande sucesso. Trouxe um gás a mais para economia do nosso povo”, declara o vereador ao informar que a realização empregou mais de 200 pessoas diretamente e, muitas outras, indiretamente. Alavancou comércio da região e arrecadou mais de duas toneladas de alimentos não perecíveis para o Hospital de Câncer de Mato Grosso.
Rica em tradições pantaneiras, a festa foi realizada da seguinte forma: duas noites com entrada franca e duas noites beneficente ao Hospital de Câncer de Mato Grosso – onde o público pagou como entrada, 1kg de alimento não perecível.
De acordo com o presidente, a Festa do Peão Pantaneiro de Agrovila das Palmeiras, está classificada como um dos três melhores rodeios, do Estado de Mato Grosso e, todos os anos, atrai públicos de municípios circunvizinhos como Campo Verde, Jaciara, Chapada dos Guimarães, Poconé, Barão de Melgaço, Mimoso, Dom Aquino, Várzea Grande e também de Cuiabá.
O deputado Allan Kardec, representante de Santo Antônio de Leverger na Assembleia Legislativa, lançou um desafio à prefeita do município, Francieli Magalhães Vieira Pires. O parlamentar garantiu que se depender do empenho dele, a festa irá continuar sendo destaque do estado.
“No ano que vem eu não vou dobrar o recurso que eu passei para o vereador Manoel Teixeira, organizar este evento, eu vou triplicar. Nós vamos continuar sendo destaque em meio às três maiores festas de rodeio do estado”, afiançou Allan.
A prefeita, por sua vez, elogiou a organização e disse que quando a união acontece, as coisas acontecem. “Trabalhamos incansavelmente para a realização deste evento. Eu tiro o chapéu para a festa e organizadores”, reconheceu.
A “29ª Festa do Peão Pantaneiro da Agrovila das Palmeiras Arte & Cultura na Agrovila das Palmeiras” foi uma realização do Instituto INCA, patrocinada pelo Governo do Estado de Mato Grosso, por meio da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT), via emenda parlamentar dos deputados estaduais de Mato Grosso, Wilson Santos, Alan Kardeck e João Batista, com o apoio da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT).
52 peões participaram das montarias, dentre eles, o campeão – Ayslan Jeferson, do município de Nova Brasilândia, competidor em touros, campeão de Rodeio Interestadual na Arena de Barretos em 2019 e representante mato-grossense que estará competindo rodeio nos Estados Unidos em 2022. “Quero agradecer ao presidente da festa pelo convite para participar. Eu nunca tinha participado do Rodeio de Agrovila, fiquei surpreendido. É um lugar onde o povo gosta mesmo da festa, meus parabéns pela organização”, declarou o vencedor.