Desfile é resultado de projeto social que destaca beleza afro e forma para mercado de trabalho
Em comemoração ao Dia da Consciência Negra, Cuiabá foi palco da 4ª edição do Mato Grosso Afro Fashion Day, um desfile que marcou a conclusão de um projeto social transformador. A iniciativa capacitou 50 jovens e adultos negros de baixa renda, promovendo inclusão social, valorização da cultura afro e combate ao racismo.
Idealizado pelo produtor cultural Marcelo Rondon, o Mato Grosso Afro Fashion busca ir além das passarelas, integrando qualificação profissional, desenvolvimento pessoal e fortalecimento da autoestima dos participantes.
“O projeto deixou de ser apenas de passarela e de qualificação de modelos e passou a ampliar suas ações na área do desenvolvimento pessoal e networking”, afirmou Marcelo, destacando a importância de temas como etiqueta, comportamento em tempos de projeção digital e fortalecimento cultural.
Ao longo de três meses, os participantes foram capacitados no Palácio da Instrução, com cursos que incluíram:
- Técnicas de tranças afro;
- Modelo e manequim;
- Etiqueta social;
- Dança afro.
Além disso, palestras com médicos e nomes renomados da moda trouxeram orientações valiosas para o futuro dos participantes.
A iniciativa é realizada pelo Instituto Brasil, com patrocínio da Assembleia Legislativa de Mato Grosso e da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel/MT). Também contou com o apoio de diversas entidades, empresas e instituições locais, como a Assembleia Social, o Programa Ser Família, e marcas como Água Puríssima e Cervejaria Haus Bier.
Em comemoração ao Dia da Consciência Negra, Cuiabá foi palco da 4ª edição do Mato Grosso Afro Fashion Day, um desfile que marcou a conclusão de um projeto social transformador. A iniciativa capacitou 50 jovens e adultos negros de baixa renda, promovendo inclusão social, valorização da cultura afro e combate ao racismo.
Idealizado pelo produtor cultural Marcelo Rondon, o Mato Grosso Afro Fashion busca ir além das passarelas, integrando qualificação profissional, desenvolvimento pessoal e fortalecimento da autoestima dos participantes.
“O projeto deixou de ser apenas de passarela e de qualificação de modelos e passou a ampliar suas ações na área do desenvolvimento pessoal e networking”, afirmou Marcelo, destacando a importância de temas como etiqueta, comportamento em tempos de projeção digital e fortalecimento cultural.
Ao longo de três meses, os participantes foram capacitados no Palácio da Instrução, com cursos que incluíram:
- Técnicas de tranças afro;
- Modelo e manequim;
- Etiqueta social;
- Dança afro.
Além disso, palestras com médicos e nomes renomados da moda trouxeram orientações valiosas para o futuro dos participantes.
A iniciativa é realizada pelo Instituto Brasil, com patrocínio da Assembleia Legislativa de Mato Grosso e da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel/MT). Também contou com o apoio de diversas entidades, empresas e instituições locais, como a Assembleia Social, o Programa Ser Família, e marcas como Água Puríssima e Cervejaria Haus Bier.
Entre os padrinhos do projeto estão a primeira-dama de Mato Grosso, Virgínia Mendes, e o deputado estadual Paulo Araújo, que reafirmaram o compromisso com ações de inclusão e valorização cultural.
O desfile final foi um momento de celebração e reconhecimento, coroando o esforço dos participantes que, além de ganharem qualificação profissional, encontraram no projeto um espaço de fortalecimento de identidade e oportunidades. A iniciativa reforça a importância de investir em ações que promovam a diversidade, a equidade e a valorização da cultura afrodescendente em Mato Grosso.
O evento mais uma vez destacou a relevância de parcerias públicas e privadas para a transformação social, celebrando a beleza, a cultura e a força da comunidade negra no estado.