Da redação (com informações da assessoria)
Seguindo o Decreto n° 34/2019 de 18 de junho, publicado no Diário Oficial Eletrônico dos Municípios de Mato Grosso – AMM-MT, fica estabelecido Ponto Facultativo na próxima sexta-feira (21), considerando o feriado religioso de Corpus Christi na quinta-feira (20).
O decreto atende as secretarias, autarquias e outros setores do serviço público, porém não se aplica aos plantões e aos órgãos que mantém atividades consideradas essenciais e que não permitem interrupções na prestação do serviço, a exemplo da coleta de lixo, atividades operacionais da Guarda Municipal e atendimentos médicos no Pronto Socorro e Hospital Municipal, e nas Unidades de Pronto Atendimento – UPA, do Ipase e Cristo Rei.
No catolicismo, o Corpus Christi se dá como maneira de lembrar a morte e a ressurreição de Jesus Cristo. Em referência direta à Santa Ceia, também realizada numa quinta-feira. A comemoração da data tem origem no século 13, durante o pontificado do papa Urbano IV.
O Corpus Christi não possui data fixa no calendário, porém, a data é comemorada 60 dias após a celebração da Páscoa – que é realizada, por sua vez, sempre 40 dias após a quarta-feira de cinzas, que marca o fim do carnaval.