Equipes flagram 17 tipos de medicamentos vencidos na Bem-Estar Animal

0
40

A nova equipe da Bem-Estar Animal, que será liderada pela médica veterinária Andrea Janaína, encontrou 17 tipos de medicamentos vencidos no estoque da secretaria, localizada no bairro Ribeirão do Lipa. Entre eles, vermífugos, vitaminas, anti-inflamatório, remédio para vômito e dor no ouvido, entre outros. Para ter uma ideia, o quantitativo do vermífugo Petzi Plus, 20 caixas, seria suficiente para a primeira dose de quase 400 animais com porte de 10 kg.

Não há como avaliar se foram adquiridos com recursos próprios ou por meio de doação, portanto não é possível mensurar os valores correspondentes aos medicamentos desperdiçados. A nova gestão atuará com precisão para evitar que situações semelhantes aconteçam.

O montante parece pouco, mas é considerado de grande significância, tendo em vista o porte do canil, sendo de tamanho médio. No que diz respeito ao descarte, as providências já foram tomadas e os medicamentos devidamente identificados e separados.

Entre os medicamentos estão: Petzi Plus comprimidos, Petzi Puppie, Pentabiótico, Glicopan Gold, Caboxin 8g, Flamavet 0,2mg comprimidos, Cortizol 10 mg, Vonau 5mg/ml, Ostoporin, entre outros.  Do Petzi Plus são 94 caixas com quatro comprimidos cada, equivalente a 376 comprimidos, suficiente para a primeira dose de 376 animais. Os demais são em quantidades variáveis e proporção menor.

Questionada sobre o fato de estar no armário, ou que poderia estar ali até serem removidos e descartados corretamente, Andrea explicou que, quando separado, deve ser retirado do armário e identificado que está vencido, o que não teria sido feito. “É inadmissível que se perca qualquer medicamento. Travamos uma luta diária pelo sustento e manutenção da saúde dos pets, todo medicamento é valioso. Houve um pouco descuido no trato com a situação”, afirma Andrea Janaína, que assumiu a BEA na gestão do prefeito Abílio Brunini..

SEM PREJUÍZO

Atualmente estão sob cuidados da Bem-Estar Animal 74 cães e 12 gatos. Entre eles alguns animais com características de leishmaniose e um animal que precisa de atenção porque está com um tumor.

“Os animais estão numa boa condição física, temos ração suficiente para cerca de 90 dias, medicamentos básicos para o atendimento, vacinas”, afirma Andrea.

Apesar de não prejudicar o atendimento dos animais, os medicamentos vencidos poderiam ter sido aproveitados junto aos protetores de animais cadastrados.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui