Da redação (com informações da assessoria)
Cerca de 200 casais de Cuiabá já se inscreveram para participara da segunda edição do projeto ‘Cartório Amigo – ações para um futuro melhor’, projeto desenvolvido pela Associação dos Notários e Registradores do Estado (Anoreg-MT) em parceria com a Rede de Responsabilidade Social (Rares), cartórios que aderiram ao projeto, e a Corregedoria de Justiça do Poder Judiciário.
O Cartório Amigo 2019 será no dia 10 de agosto (sábado), das 9h às 17h, em todas as cidades em que os cartórios aderiram à ação social que pretende levar gratuitamente serviços como emissão de segunda via de certidão de nascimento, de casamento e de óbito à sociedade mato-grossense. “Estamos com uma expectativa grande para esse evento em que atendemos a sociedade”, revela a tesoureira da Anoreg, Nizete Asvolisque.
“Em Cuiabá já temos 200 inscritos e esperamos muito mais em todo Estado, pois iremos oferecer todas as especialidades presentes nos locais de atendimentos como registro de imóveis, tabelionato, registro civil, protesto, título e documentos para esclarecer o público”, completa a tesoureira.
Em 2018 foram emitidas 857 certidões de casamento durante a realização do projeto. “Foi um sucesso total. O casamento civil foi um sonho tanto para Anoreg, quanto para os praticantes. As noivas se vestiram de branco, teve lembrancinha, realmente foi uma festa”, relembra.
“A ação social é uma recomendação do CNJ, mas já era uma aspiração da Anoreg. Foi um incentivo do CNJ e pretendemos continuar com o Cartório Amigo cada dia mais. O Poder Judiciário nos ajuda em tudo que precisamos, temos uma ótima parceria”, destaca Nizete.
O Casamento Social é gratuito para os casais que são beneficiários de programas sociais do Governo Federal, que recebem até dois salários mínimos e demais requisitos que demonstrem não terem condições financeiras. Em Cuiabá será realizado na sede da Associação Mato-grossense de Magistrados (AMAM). E no interior, nos fóruns. Dúvidas entre em contato com a Anoreg-MT: (65) 3644-8373 e 3644-1613.
Os documentos a serem apresentados são diferentes, conforme o estado civil dos noivos. Para saber mais acesso o site do projeto. https://www.anoregmt.org.br/cartorioamigo/