Levantamento feito pelo Brasil de Fato sobre a corrida eleitoral pela prefeitura, usando como média as pesquisas mais recentes publicadas até o dia 26 de setembro em cada município, mostra que apenas 12 mulheres estão à frente na disputa pelo governo das 103 cidades com possibilidade de segundo turno.
Três desses municípios estão em Minas Gerais. Em Contagem, Juiz de Fora e Uberaba, quem lidera são Marília Campos (PT), Margarida Salomão (PT), que venceria no primeiro turno, e Elisa Araújo (PSD). No Sudeste, há ainda as candidatas Mara Bertaiolli (PL) e Suéllen Rosim (PSD), que estão à frente da corrida eleitoral em Mogi das Cruzes (SP) e Bauru (SP).
Além de Campos e Salomão, outra petista que lidera a disputa em seu município é Adriana Accorsi, em Goiânia (GO). Ainda no Centro-Oeste, Rose Modesto ponteia a disputa pelo governo municipal em Campo Grande (MS).
No Sul, somente Nina Singer (PSD) está à frente, em São José dos Pinhais (PR). No Nordeste, três cidades são lideradas por mulheres: Vitória da Conquista (BA), Olinda (PE) e Aracaju (SE), que podem ser governadas por Sheila Lemos (UB), Mirella Almeida (PSD) e Emília Correa (PL).
Já no Norte, apenas uma mulher lidera a corrida eleitoral em um município com possibilidade de segundo turno. É Janadi Valcari (PL), que aparece à frente com uma importante diferença para os demais candidatos em Palmas (TO).
Os municípios que possuem mais de 200 mil eleitores registrados no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) têm a possibilidade de segundo turno, que acontecerá no dia 27 de outubro.