História de pioneiros é contada em documentário sobre fundação de Vera

0
157

O vereador Paulo Henrique (PDT), em parceria com o deputado estadual Allan Kardec (PSB), lançam nesta sexta-feira (29), na Câmara Municipal da cidade de Vera, o Documentário – ’50 anos Vera Os Pioneiros’ – em comemoração aos 50 anos de fundação da cidade, situada no meio da Floresta Amazônica, região norte, a 458 km de Cuiabá.

O vídeo traz depoimentos de migrantes, vindos em sua maioria, do Sul do Brasil. O comerciante Francisco Sumida, conta sobre a fundação do município criado em 27 de julho de 1972 e emancipado politicamente em 13 de maio de 1986, pela colonizadora Sociedade Imobiliária do Norte do Estado do Paraná (SINOP), que tinha como principal líder, o colonizador Ênio Pepino.

O caminhoneiro Toninho Guerreiro, a telefonista aposentada Maria Aparecida Souza, a aposentada Jucelina Maria Ribeiro (a dona Ditinha), são outras personalidade que relatam sobre os desafios de viver em uma terra distante, em uma floresta muito alta, com casas improvisadas, com água somente dos rios, muita chuva e total carência de infraestrutura.

Mesmo com todas as adversidades, Vera foi se abrindo como uma clareira em meio à floresta amazônica e hoje, com aproximadamente 12 mil habitantes, se destaca no cultivo de grãos, pecuária e é uma das maiores multiplicadoras de suínos do Estado.

Filho de migrantes, nascido e criado em Vera, o vereador Paulo Henrique diz que se sente honrado em fazer parte da história da cidade. “Esse documentário é de suma importância para ressaltar os valores das pessoas que foram corajosas para desbravar o município, quando ele não tinha praticamente nada a oferecer”.

O vereador também agradece os apoiadores na realização do documentário, especialmente o deputado Allan. “O deputado mora no coração dos verenses. Ele está sempre pensando na gente. Estamos muito felizes com a realização desse documentário. É uma obra que vai ficar gravada para as pessoas mostrarem a história para os filhos, netos e outras gerações”, avalia Paulo Henrique ao reconhecer o profissionalismo e dedicação do fotógrafo e documentarista Júlio Rocha na produção do material.

(Da Assessoria)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui