Cerca de 700 toneladas de lixo descartado de forma irregular foram retiradas de terrenos em sete bairros de Cuiabá, nesta terça-feira (8), durante o mutirão de limpeza realizado em comemoração aos 306 anos da capital.
O descarte foi retirado dos bairros Jardim Imperial I, Jardim Imperial II, Jardim Mariana, Ponte de Ferro, Santa Terezinha, Doutor Fábio I e Três Barras.
A escolha dos locais foi feita com base no relatório da Secretaria Municipal de Saúde, que apontou as regiões de maior incidência de dengue e chikungunya.
O mutirão se encerrará às 16h e pretende atender 45 praças, córregos, áreas verdes, unidades de saúde e avenidas em mais de 50 bairros. O encerramento será no Parque das Águas, com shows de 16 atrações regionais.
Cuiabá em situação de emergência
Proteja-se contra o Aedes aegypti — Foto: Banco de imagens
No mês passado, a Prefeitura de Cuiabá prorrogou por mais 60 dias o decreto de situação de emergência na saúde pública devido ao aumento expressivo de casos de dengue, zika e chikungunya no município.
Até esta terça-feira, a capital mato-grossense registrou 23 mortes causadas por chikungunya, conforme o Painel de Monitoramento das Arboviroses, atualizado pelo Ministério da Saúde. Mato Grosso se mantém como primeiro no ranking nacional de mortes por chikungunya, com 41 óbitos confirmados em 2025.
🦟🚫 O decreto prevê:
- Garantia de medicamentos contínuos: pacientes que utilizam medicamentos de uso contínuo terão acesso garantido sem necessidade de renovação de receita, exceto para medicamentos controlados;
- Comitê de Operações Emergenciais: todas as ações serão coordenadas por este comitê, sob a liderança da Secretaria Municipal de Saúde;
- Contratação temporária de profissionais: a medida visa reforçar as equipes que atuarão diretamente no combate à epidemia e no atendimento à população.
😷🤒 Sintomas das arboviroses
❗O Ministério da Saúde alerta que é importante procurar um serviço de saúde para diagnóstico e tratamento adequados ao apresentar possíveis sintomas.
Os principais sintomas da chikungunya são:
- Febre
- Dores intensas nas articulações
- Edema nas articulações (geralmente as mesmas afetadas pela dor intensa)
- Dor nas costas
- Dores musculares
- Manchas vermelhas pelo corpo
- Prurido (coceira) na pele, que pode ser generalizada, ou localizada apenas nas palmas das mãos e plantas dos pés
- Dor de cabeça
- Dor atrás dos olhos
- Conjuntivite não-purulenta
- Náuseas e vômitos
- Dor de garganta
- Calafrios
- Diarreia e/ou dor abdominal (manifestações do trato gastrointestinal são mais presentes em crianças)
Já a dengue nem sempre apresenta sintomas. O indivíduo pode ter uma dengue assintomática ou ter um quadro leve. Mas é preciso ficar atento se a pessoa tiver febre alta (39ºC a 40ºC), de início repentino, acompanhada por pelo menos outros dois sintomas:
- Dor de cabeça intensa
- Dor atrás dos olhos
- Dores musculares e articulares
- Náusea e vômito
- Manchas vermelhas no corpo
A forma grave é a que preocupa. Após o período febril, o indivíduo deve ficar atento aos sinais de alarme:
- Dor abdominal intensa e contínua
- Vômitos persistentes
- Acúmulo de líquidos em cavidades corporais
- Sangramento de mucosa
- Hemorragias
Como saber se você está com dengue e se é grave
Entre as doenças causadas pela mosquito Aedes aegypti, ainda tem a zika. A doença nem sempre apresenta febre, ou em alguns casos, a febre é baixa. Entre outros sintomas, estão:
- Erupções cutâneas (manchas vermelhas) acompanhadas de coceira intensa
- Conjuntivite sem secreção
- Dores nas articulações
❗ Embora geralmente seja uma doença autolimitada, a infecção por zika durante a gestação pode causar microcefalia e outras malformações no feto.