De olho no equilíbrio econômico financeiro dos contratos, a Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob) reduzirá suas frotas na capital a partir desta quarta-feira (18). Obviamente, levando em consideração, para esta medida, que durante o período de férias escolares é natural que haja uma redução do uso do transporte coletivo, em aproximadamente 25% dos passageiros.
Assim, por conta deste fato, algumas linhas sofrerão diminuição de viagem pela Semob. Ao todo, são 360 coletivos circulando por meio de 80 linhas.
“Vamos sempre respeitar a proporcionalidade desta redução e, sobretudo, os horários de pico. Nós temos linhas que fazem 60 viagens por dia, nessa específica, haverá uma diminuição para 56”, diz o diretor de transporte, Nicolau Budib.
De acordo com o diretor de transporte, as viagens são programadas conforme a demanda, desde que não venha trazer quaisquer prejuízos para o conforto dos passageiros.
Pontuando ainda que este foi um ano atípico para as unidades escolares, ao lembrar da greve dos professores em 2019, que durou 76 dias, mesmo tendo sido considerada ilegal pelo Poder Judiciário. Como a categoria decidiu não acatar a decisão quase chegou a três meses, obrigando, após a volta às salas de aula, a criação de um novo calendário como forma de repor as aulas. Desta forma, vão prosseguir com as aulas até janeiro de 2020.
Segundo Nicolau, a tomada da decisão da diminuição de frotas foi adiada neste ano justamente por conta da greve que algumas escolas sofreram.
“Geralmente o período de férias se inicia no início de dezembro. Nós mantemos algumas linhas para só começar este horário de férias a partir de quarta-feira (18). Tivemos acesso aos dados coletados todos os dias de cada passageiro ,por linha, para aí toamarmos a decisão”, esclareceu ainda o diretor.
Fonte: O Bom da Notícia | Foto: Alair Ribeiro