COM A PALAVRA, O CANDIDATO EDUARDO BOTELHO. O tema é: Mobilidade Urbana e Transporte Coletivo

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‘Nosso foco será resolver os problemas de Cuiabá a partir de soluções que estão ao alcance do poder público’

Candidato do União Brasil espera contar com apoio do governo estadual para complementar suas ações em prol da mobilidade urbana

 

  Por João Orozimbo Negrão, Diretor de Redação

A edição especial do Jornal do Ônibus Mato Grosso Eleições traz as promessas dos candidatos a prefeito de Cuiabá sobre mobilidade urbana e transporte coletivo. São dois temas que se interagem umbilicalmente e muito sensível aos gestores. A cidade que não garante o direito constitucional e humano de ir e vir é tida como uma “cidade falida”.

Para saber o posicionamento dos candidatos acerca dos temas a editoria submeteu às assessorias de Imprensa das candidaturas um questionário elaborado a partir da consulta feita aos nossos leitores. Abílio Brunini (PL), Domingos Kennedy (MDB), Eduardo Botelho (União Brasil) e Lúdio Cabral (PT) responderam e seus posicionamentos estão publicados nas páginas seguintes, de acordo com a ordem de recebimento das respostas.

Nós consideramos esses posicionamentos (para além de suas propostas de governo) um documento importante para nossos leitores se posicionarem no debate eleitoral, formando opinião e se conscientizando sobre seus direitos como cidadão.

Além do tema desta edição, a editoria prepara para as próximas quatro edições do especial os seguintes assuntos: “A ‘Cidade Verde’ e as mudanças climáticas”; “Saúde e atendimento humanizado”. “Educação pública, gratuita e laica”; “Cultura, esporte e lazer”.

Lembrando que este material foi preparado para a versão impressa do JÔMT, que circulará na próxima semana. Como a dinâmica da campanha eleitoral requer, antecipamos o material aqui na versão online.

“Queremos trabalhar com a qualificação dos servidores, que também incluem os amarelinhos, e queremos inverter essa lógica da punição para a lógica da prevenção”

Como o candidato pretende resolver os diversos problemas no trânsito da capital, o que provoca congestionamentos e transtornos?

Eduardo Botelho – O nosso plano de governo foi construído em parceria com técnicos do governo do Estado e isso possibilitou criar um plano que conecte as obras municipais com as obras estaduais. A Prefeitura de Cuiabá fará algumas obras enquanto o governo outras e dessa forma o trânsito vai melhorar na Capital.

Por exemplo, vamos reforçar a Avenida Fernando Corrêa e a Avenida das Torres como corredores do transporte público coletivo, enquanto a Avenida Arquimedes Pereira Lima receberá obras para receber o grande fluxo de trânsito geral. Será um viaduto no cruzamento com a Avenida Parque do Barbado e outro viaduto na rotatória de acesso ao Jardim Universitário/Jardim Imperial, além de uma trincheira que vai do acesso ao Jardim Itália até o acesso ao Boa Esperança e UFMT.

Já o governo Estado irá desafogar o trânsito na Avenida Miguel Sutil com a construção de uma trincheira onde fica a rotatória do Círculo Militar e um viaduto na rotatória do Centro de Eventos do Pantanal, além de passarelas para pedestre em vários pontos.

Contudo, outras ações também serão tomadas, como a requalificação viária da conexão da Avenida do CPA à Avenida República do Líbano e a ligação do Bairro Alvorada com a Avenida do CPA. Outras requalificações na região do residencial Wantuil de Freitas e do residencial Piccoli, na região do Três Barras, também vão solucionar os congestionamentos na região.

E vamos construir novas avenidas, como a Beira Rio Oeste, interligando a Av. Antártica à Av. Miguel Sutil, passando pela margem do Rio Cuiabá nos bairros: Jardim Santa Amália, Jardim Santa Isabel, Cidade Verde, Novo Terceiro, Coophamil e Jardim Beira Rio.

Vai ter a Via Parque Gumitá; um prolongamento da via Parque Coxipó até a Av. do CPA, passando pelos bairros Planalto, Novo Horizonte, Novo Mato Grosso, Morada do Ouro, CPA III, CPA II e CPA I. Vai ter também a ligação do Contorno Leste à Avenida Jurumirim; a ligação do bairro São Gonçalo Beira Rio ao bairro Parque Atalaia.

É notável que somente o BRT não sanará o problema do transporte em Cuiabá e alguns especialistas advogam a necessidade de retomar o projeto do VLT. O que o candidato pensa sobre este item?

Botelho – O Ministério das Cidades negou recurso para um VLT em Cuiabá, mas liberou R$ 16 milhões para a Prefeitura de Cuiabá fazer o estudo técnico para três novos corredores do BRT: um na Avenida Dante de Oliveira, outro na Avenida das Torres e um na Avenida Palmiro Paes de Barros. Nós vamos executar esses estudos para pensar na expansão do BRT para interligar todas as regiões de Cuiabá em alta velocidade, com segurança e conforto para os cidadãos.

Mas nosso plano, inclusive, contempla criar novos corredores de transporte coletivo na Avenida das Torres e na Avenida Dante de Oliveira. O nosso foco será resolver os problemas de Cuiabá a partir de soluções que estão ao alcance do poder público. Além disso, com as melhorias na mobilidade também já vai ajudar na redução de tempo das viagens.

A questão do passe livre é crônica em Cuiabá, com frequentes reclamações dos usuários, em especial os estudantes, que apontam desleixo por parte da Semob e da MTU, especialmente com o descaso em relação aos cartões. Como sanar de vez tais problemas?

Botelho – Antes de tudo, faço compromisso de manter o passe livre durante os quatro anos da minha gestão. Isso é inegociável. O compromisso que faço também é o de que vou cobrar das empresas que o serviço seja de qualidade e atenda o usuário da melhor forma possível. Nosso plano foi construído ouvindo as pessoas e queremos manter isso durante a prefeitura, então vamos ouvir também os estudantes para saber como podemos melhorar e facilitar a vida deles. Para mim, educação é prioridade e com certeza os estudantes terão voz dentro da prefeitura.

Ainda sobre o transporte coletivo. Como o candidato pretende resolver as frequentes reclamações sobre quantidade reduzida de veículos, especialmente nos horários de pico, a péssima qualidade da frota, sujeira e falta de ar-condicionado, os frequentes atrasos de horários e a drástica redução de ônibus durante os finais de semana (especialmente domingos) e feriados. Um problema lateral: a desumanidade de motoristas, em especial com idosos e pessoas humildes.

Botelho – Nós estamos comprometidos a melhorar a qualidade do transporte público. Nosso plano prevê melhorias na mobilidade, corredores de ônibus e outras ações que vão melhorar a questão do tempo de viagem, mas também já disse várias vezes que vou fazer uma auditoria nos contratos e exigir que sejam cumpridos. Além de implantar ferramentas de monitoramento para acompanhar a rota dos ônibus. Também vamos abrir um canal direto para ouvir as reclamações da população para a partir disso fazer uma cobrança embasada e forte junto à Arsec, para que todas as empresas cumpram o que está estabelecido, sempre prezando pelo respeito e dignidade dos usuários.

Outro problema objeto de muitas reclamações de nossos leitores: as paradas de ônibus sempre precárias, especialmente nos bairros mais periféricos.

“Antes de tudo, faço compromisso de manter o passe livre durante os quatro anos da minha gestão. Isso é inegociável. O compromisso que faço também é o de que vou cobrar das empresas que o serviço seja de qualidade e atenda o usuário da melhor forma possível”

Botelho – A atual gestão da Prefeitura de Cuiabá, infelizmente, deixou de prestar serviços básicos para a população como os abrigos de ônibus, mas acredito que através de parcerias com empresas podemos resolver essa situação para que não fique um ponto sequer sem abrigo para os usuários.

A acessibilidade nas calçadas e edifícios públicos, quase inexistentes.

Botelho – A acessibilidade nos órgãos públicos é um caminho sem volta. Todos os edifícios públicos, pouco a pouco, passarão por reformas para atender as medidas de segurança e acessibilidade, assim como as nossas escolas, que ainda têm um déficit de adaptação. O nosso plano prevê a requalificação das calçadas e das áreas públicas de Lazer em conjunto com o Plano de Arborização, resgatando o título de Cidade Verde.

Uma coisa importante de se dizer é que os mais de 300 quilômetros de asfalto que vamos construir em Cuiabá, vão contemplar a construção de calçadas seguindo todos os critérios de acessibilidade. As pesquisas mostram que asfalto sem calçada dura menos. Vamos juntar as duas coisas e garantir uma cidade mais acessível.

Também faremos campanhas vinculadas ao IPTU para incentivar o cidadão a cuidar da sua calçada.

A melhoria da sinalização do trânsito, em especial as faixas de pedestres e os semáforos, também neste caso a necessidade da manutenção deles em sinal de alerta nas madrugadas, por questão de segurança em alguns pontos da cidade. E ainda a sincronização a permitir a chamada “onda verde” e assim melhorar o fluxo nas ruas e avenidas especialmente do centro e outras áreas de grande movimentação.

Botelho – Todo nosso plano de mobilidade urbana foi construído por técnicos especializados e nenhum corredor de ônibus, moto, construção de rotatórias, de retornos e semáforos serão feitos sem um atencioso estudo técnico para permitir a melhoria do trânsito, como a “onda verde” de semáforos.

Quanto à sinalização de trânsito, é muito triste que a Prefeitura tenha parado de oferecer serviços básicos à população como esses. A cidade está abandonada e vamos precisar recuperá-la. E a sinalização de trânsito, para segurança de todos, acabar com os quebra-molas invisíveis, por exemplo, é um dos nossos objetivos.

A melhoria e ampliação do calçamento de vias e praças, para melhor trânsito dos pedestres.

Botelho – Queremos estimular as pessoas a andar mais em Cuiabá e para isso precisamos de um trânsito que respeite o pedestre e também de calçadas que sejam amigáveis ao pedestre. Queremos resgatar àquela Cuiabá que as pessoas passeavam pelas praças além de passeios também guiados pelo nosso centro, por exemplo, e para isso precisamos trabalhar no calçamento da cidade, seguindo os os critérios de acessibilidade.

Campanhas de mais respeito aos pedestres, prioridades no trânsito, independente de transitarem ou não sobre as faixas. Lembrando que no trânsito os maiores devem proteger os menores.

Botelho – Então, como dito na pergunta anterior, precisamos incentivar as pessoas a viver Cuiabá a pé e aproveitar mais a nossa cidade. Além claro, de passeios de bicicletas e porque não estimular também o uso das bicicletas para trabalhar? Para isso, precisamos de um trânsito sinalizado, com melhor infraestrutura, ampliar as ciclovias, mas também é preciso investir na conscientização dos motoristas para respeitar as leis de trânsito, dirigir com responsabilidade. Temos um número muito alto de acidentes que ocorrem por imprudência no trânsito, por isso a educação no trânsito também será fundamental para garantir o respeito aos pedestres.

Transformar a fiscalização da Semob pela consciência cidadã, enxergando os atores do trânsito (sejam motoristas ou pedestres) com respeito, sem extrapolar seu poder de polícia e contribuindo para melhor fluir o trânsito, especialmente em momentos de rush, com intervenções inteligentes, e não somente ter caráter punitivo e antipático.

Botelho – Muito bom poder falar sobre isso. Excessos nas abordagens precisam ser combatidos com toda certeza. Vamos sempre priorizar o respeito ao cidadão. Queremos trabalhar com a qualificação dos servidores, que também incluem os amarelinhos, e queremos inverter essa lógica da punição para a lógica da prevenção.

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