‘Pela garantia de mobilidade urbana com qualidade, confiável e segura’
Candidato do PL promete “ruas pavimentadas de verdade e sem buracos, com calçadas inteiras” e “transporte público eficiente, sem ônibus lotados, bem climatizados e pontuais”
Por João Orozimbo Negrão, Diretor de Redação
A edição especial do Jornal do Ônibus Mato Grosso Eleições traz as promessas dos candidatos a prefeito de Cuiabá sobre mobilidade urbana e transporte coletivo. São dois temas que se interagem umbilicalmente e muito sensível aos gestores. A cidade que não garante o direito constitucional e humano de ir e vir é tida como uma “cidade falida”.
Para saber o posicionamento dos candidatos acerca dos temas a editoria submeteu às assessorias de Imprensa das candidaturas um questionário elaborado a partir da consulta feita aos nossos leitores. Abílio Brunini (PL), Domingos Kennedy (MDB), Eduardo Botelho (União Brasil) e Lúdio Cabral (PT) responderam e seus posicionamentos estão publicados nas páginas seguintes, de acordo com a ordem de recebimento das respostas.
Nós consideramos esses posicionamentos (para além de suas propostas de governo) um documento importante para nossos leitores se posicionarem no debate eleitoral, formando opinião e se conscientizando sobre seus direitos como cidadão.
Além do tema desta edição, a editoria prepara para as próximas quatro edições do especial os seguintes assuntos: “A ‘Cidade Verde’ e as mudanças climáticas”; “Saúde e atendimento humanizado”. “Educação pública, gratuita e laica”; “Cultura, esporte e lazer”.
Lembrando que este material foi preparado para a versão impressa do JÔMT, que circulará na próxima semana. Como a dinâmica da campanha eleitoral requer, antecipamos o material aqui na versão online.
“Vamos garantir que todos os espaços e eventos sejam acessíveis para pessoas com deficiência. Isso em todas as áreas da capital, assim como calçadas e prédios públicos, conforme estabelecido em lei”
Como o candidato pretende resolver os diversos problemas no trânsito da capital, o que provoca congestionamentos e transtornos?
Abílio Brunini – Cuiabanas, cuiabanos, xomanos e pau-rodados merecem mais. A começar pela garantia de mobilidade urbana com qualidade, confiável e segura. A pé, de bicicleta, moto, carro ou transporte público, precisamos de ruas pavimentadas de verdade e sem buracos, com calçadas inteiras. Queremos transporte público eficiente, sem ônibus lotados, bem climatizados, pontuais, que realmente auxiliem as pessoas a chegarem aos seus compromissos, em condições de trabalhar, estudar ou se divertir.
Construção e melhoria de vias: Avenida Beira Rio Oeste; Via Parque Gumitá; Ligação do bairro São Gonçalo Beira Rio a Ponte do Parque Atalaia; Prolongamento da Avenida das Torres; Prolongamento da Avenida Hist. Rubens de Mendonça; Avenida do bairro Alvorada ao Centro Político.
Construção de trincheiras e viadutos: Avenida do bairro Alvorada ao Centro Político; Trincheira Avenida das Torres.
Ampliar corredores do BRT: Até o Terminal do CPA 3; Avenida das Torres ao Pedra 90Av. Miguel Sutil.
Ciclovias conectadas: Conectar as ciclovias e ciclofaixas; Ciclovia Avenida das Torres; Ciclovia Avenida Beira Rio; Ciclovia Av. Miguel Sutil; Revitalização da ciclovia Avenida Arquimedes Pereira Lima.
Faixa azul exclusiva para motos nas principais vias da cidade.
É notável que somente o BRT não sanará o problema do transporte em Cuiabá e alguns especialistas advoga a necessidade de retomar o projeto do VLT. O que o candidato pensa sobre este item?
Brunini – Isso é competência do Governo do Estado. Enquanto estivermos na prefeitura, faremos o papel de fiscalizar os contratos, assim como fizemos com a concessão direta do BRT para a empresa de familiares do candidato apoiado pelo governador. Como o BRT já está em execução, também estamos propondo em nosso plano de governo a extensão das linhas que estão sendo construídas, para que ainda mais pessoas sejam beneficiadas com a obra.
A questão do passe livre é crônica em Cuiabá, com frequentes reclamações dos usuários, em especial os estudantes, que aponta desleixo por parte da Semob e da MTU, especialmente com o descaso em relação aos cartões. Como sanar de vez tais problemas?
Brunini – Pretendo ampliar as tarifas sociais e gratuidade para pessoas com deficiência, acompanhantes, estudantes, idosos e baixa renda.
Além disso, o transporte público de Cuiabá precisa mudar pois está projetado para ter ônibus lotado. A Prefeitura paga para as empresas por pessoas que passam na catraca. Não podemos pagar as empresas por pessoas que passam na catraca. Temos que pagar por quilômetro rodado. Quando você paga por quilômetro rodado, as coisas mudam, pois vão ter mais ônibus circulando. Eles vão querer mais ônibus circulando, mais atenção à população, porque vão ganhar por cada quilômetro rodado em nosso município.
Passagem por assinatura: Existem hoje novas propostas de gerenciamento do transporte público. Uma delas é o bilhete único, uma proposta nossa. Nela o usuário paga uma vez por mês e usa a vontade. Você pode pagar por assinatura, por empresas, ou pagar por mensalidade, quinzenal, semanal ou diário. A gente precisa revolucionar o transporte público na capital.
Com o Cuiabá Pass, incentivamos o uso do transporte público, resultando em menos carros nas ruas, menos trânsito e mais qualidade de vida. O sistema foi pensado para atender a todos, inclusive pessoas com deficiência. O fluxo de caixa vai ser gerido pela Prefeitura e não pela AMTU.
As propostas para o transporte público ainda englobam: renovação da frota com veículos modernos; reorganização e expansão das linhas; construção de novos terminais de ônibus em regiões estratégicas, como o Coxipó e reforma dos existentes; ampliar as linhas do BRT; botão do pânico em terminais e veículos, para mais segurança; monitoramento inteligente, utilizando ferramentas de geoprocessamento e análise de dados para monitorar o trânsito, identificar gargalos e planejar intervenções que melhorem a mobilidade urbana.
Ainda sobre o transporte coletivo. Como o candidato pretende resolver as frequentes reclamações sobre quantidade reduzida de veículos, especialmente nos horários de pico, a péssima qualidade da frota, sujeira e falta de ar-condicionado, os frequentes atrasos de horários e a drástica redução de ônibus durante os finais de semana (especialmente domingos) e feriados. Um problema lateral: a desumanidade de motoristas, em especial com idosos e pessoas humildes.
Brunini – O cálculo da passagem por quilômetro rodado, citado no questionamento 3, promoverá aumento da frota.
“Na nossa gestão vamos fiscalizar a execução de todos os contratos, garantindo a qualidade dos materiais e mão de obra – além da devida garantia do tempo da entrega, como o de 5 anos para pavimentação, por exemplo”
Outro problema objeto de muitas reclamações de nossos leitores: as paradas de ônibus sempre precárias, especialmente nos bairros mais periféricos.
Brunini – Os cuiabanos já esperam muito tempo pelo veículo, e quando ele chega está em condições precárias e lotado. Pretendemos sim melhorar os dois aspectos, dos pontos de ônibus e também da frota.
A acessibilidade nas calçadas e edifícios públicos, quase inexistentes.
Brunini – Em nosso programa de acessibilidade, vamos garantir que todos os espaços e eventos sejam acessíveis para pessoas com deficiência. Isso em todas as áreas da capital, assim como calçadas e prédios públicos, conforme estabelecido em lei.
A melhoria da sinalização do trânsito, em especial as faixas de pedestres e os semáforos, também neste caso a necessidade da manutenção deles em sinal de alerta nas madrugadas, por questão de segurança em alguns pontos da cidade. E ainda a sincronização a permitir a chamada “onda verde” e assim melhorar o fluxo nas ruas e avenidas especialmente do centro e outras áreas de grande movimentação.
Brunini – Vamos modernizar a sinalização viária com planejamento e instalações eficientes dos semáforos e sistemas de monitoramento do trânsito, melhorando a fluidez e a segurança no tráfego. Isso incluí, sim, a onda verde citada na pergunta.
Sou arquiteto urbanista com duas especializações em mobilidade urbana e garanto que é possível resgatar Cuiabá e trazer mais fluidez na locomoção.
A melhoria e ampliação do calçamento de vias e praças, para melhor trânsito dos pedestres.
Brunini – As obras públicas de Cuiabá se deterioram pela péssima qualidade que são executas, principalmente por meio de contratos obscuros com empresas de parentes de políticos. Se faz obra com materiais ruins, sem o devido preparo, e o resultado não pode ser diferente.
Na nossa gestão vamos fiscalizar a execução de todos os contratos, garantindo a qualidade dos materiais e mão de obra – além da devida garantia do tempo da entrega, como o de 5 anos para pavimentação, por exemplo. Dessa forma pretendemos reconstruir todas nossas ruas, calçadas e praças, com boa qualidade e durabilidade para os cuiabanos.
Campanhas de mais respeito aos pedestres, prioridades no trânsito, independente de transitarem ou não sobre as faixas. Lembrando que no trânsito os maiores devem proteger os menores.
Brunini – Em nosso plano de governo há campanhas que promovam a caminhada como uma opção saudável e sustentável de deslocamento, incentivando a criação de espaços pedestres seguros e agradáveis.
Além disso, há diversas campanhas, como as de conscientização e ações sobre segurança e cidadania; campanhas de vacinação, palestras e oficinas. Todas com objetivo de resgatar a nossa Cuiabá para as pessoas que vivem nela.
Transformar a fiscalização da Semob pela consciência cidadã, enxergando os atores do trânsito (sejam motoristas ou pedestres) com respeito, sem extrapolar seu poder de polícia e contribuindo para melhor fluir o trânsito, especialmente em momentos de rush, com intervenções inteligentes, e não somente ter caráter punitivo e antipático.
Brunini – Com um olhar voltado para as pessoas, o nosso plano propõe soluções para melhorar além da mobilidade urbana, a saúde, a educação e a inclusão social.
Com auxílio da Semob, da nossa Guarda Municipal armada, e também da Polícia Militar em ações integradas, podemos garantir que todos os cidadãos tenham acesso aos serviços e direitos que merecem.
O caráter punitivo engloba ainda, por exemplo, a nossa proposta de rever todos os radares que estão espalhados pela cidade, dispostos com objetivo de arrecadar em cima de multas. Podemos sim controlar o trânsito com outros meios que não sejam o punitivo. Por isso apostamos na conscientização como um dos meios eficazes.