Rafael Medeiros, da Redação
O turismo no Pantanal atrai muitos turistas estrangeiros, agora vamos mostrar porque você deveria marcar sua viagem para lá também!
O Pantanal é uma das maiores planícies alagadas do mundo e o destino ideal para os fãs do ecoturismo.
Afinal, são mais de duas mil espécies de plantas e mais de mil espécies de animais para conhecer e ver de perto.
Antes de programar qualquer viagem é preciso se informar sobre o clima local, sobre a melhor época para visitar e qual é a melhor maneira de chegar ao local.
Pensando nisso, reunimos algumas informações para te ajudar a se planejar e começar a organizar sua viagem pelo Pantanal.
Onde fica o Pantanal
Muita gente tem dúvidas de onde fica o Complexo do Pantanal. Bom, a região é enorme e está no Paraguai, na Bolívia e no Brasil!
No Brasil, a região é dividida em dois estados. Cáceres, Poconé e Barão de Melgaço em Mato Grosso, também conhecido como Pantanal Norte; e Miranda, Aquidauana e Corumbá, no Mato Grosso do Sul, chamada de Pantanal Sul.
Cada região oferece seus atrativos e é indicada para um tipo de viajante, dependendo do objetivo da viagem.
O bioma é considerado Patrimônio Natural Mundial pela UNESCO e conta com uma fauna e flora super rica, prato cheio para os amantes do ecoturismo.
O destino ainda é pouco visitado por brasileiros, mas atrai milhares de turistas estrangeiros.
Pantanal Norte x Pantanal Sul
O primeiro passo na hora de planejar a viagem para turismo no Pantanal é escolher qual região visitar.
Para quem quer assistir manifestações culturais, danças típicas, praticar pesca e ver de perto animais aquáticos, o Pantanal Norte é o mais recomendado.
Já para quem quer ter um contato mais íntimo com animais selvagens e praticar canoagem, o Pantanal Sul é o ideal.
Independente da escolha, tanto na região Sul quando na região Norte, o Pantanal oferece passeios tradicionais e que precisam estar no roteiro de todo visitante.
Entretanto, algumas atrações são exclusivas de cada região e vai depender do que você planeja e espera da sua viagem e quais passeios mais te interessam.
Turismo no Pantanal: quais as cidades que fazem parte do Pantanal?
O Complexo do Pantanal tem esse nome porque é um bioma formado por muitos pantanais!
A savana, que tem a sua maior parte alagada, tem um acesso difícil por meio de barco entre algumas cidades dos estados do Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. São elas:
Pantanal Sul (Mato Grosso do Sul): Aquidauana, Corumbá, Miranda e Porto Murtinho.
Pantanal Norte (Mato Grosso): Cáceres, Poconé e Barão de Melgaço.
Clima no Pantanal
O Pantanal é um lugar que apresenta temperaturas altas durante o ano inteiro. A temperatura média anual é de 24°C. Durante o verão, o índice de chuva é bem maior do que no inverno.
Quem decide fazer turismo no Pantanal entre abril e setembro vai pegar a temporada mais seca do destino, mas o calor mesmo só aparece entre outubro e março, que é quando mais chove por lá.
Fauna e Flora no Pantanal
Muitos viajantes vem de fora do país para fazer turismo no Pantanal. A maior planície inundável do planeta possui grande biodiversidade. São cerca de 650 espécies de aves, 230 de peixes, 50 de répteis e 80 de mamíferos.
O Pantanal é o destino é ideal para quem gosta de contemplar a natureza e ter um contato mais próximo com o meio ambiente.
A beleza e a singularidade desse lugar muitas vezes passam despercebidas pelo brasileiro, que muitas vezes prefere as praias ou as montanhas.
Mas o Pantanal tem muito a oferecer e é um paraíso para fotógrafos, biólogos e amantes da natureza.