Ari Miranda
RDM Online
Os cuiabanos devem ficar atentos à baixa umidade e as altas temperaturas esperadas para a próxima semana. Conforme a previsão do site Climatempo, entre o domingo (19) e a Sexta-feira (24.09), as temperaturas em Cuiabá e Várzea Grande ultrapassarão os 40 graus, com a possibilidade de pico de calor de 45°C e umidade de 6% na terça-feira (21).
Com a umidade abaixo de 12% conforme a Organização Mundial de Saúde (OMS), a condição é de emergência Sanitária. A baixa umidade, somada as altas temperaturas pode causar sérios problemas de saúde, como ressecamento dos olhos, boca, nariz e a manifestação de doenças, como rinite, sinusite, pneumonia e asma.
Comparando as temperaturas e a umidade de Cuiabá e Várzea Grande na próxima semana, cidades no deserto do Saara, como Merzouga, no Marrocos, e Timbuktu, no Mali, estão um pouco mais “confortáveis”, onde registraram na terça-feira (14.09) temperaturas abaixo dos 40 graus e umidade entre os 16% e 20%.
A recomendação dos especialistas em situações como esta é ingerir bastante água, evitar a prática de atividades físicas ao ar livre entre as 10h e 16h e o consumo de diuréticos, como café e chás. O uso de filtro e óculos solar, bem como, bonés e chapéus para proteção dos raios UV são primordiais, além de cuidados com a hidratação das crianças, idosos e doentes.
No almoço, a preferência deve ser por alimentos leves. No lanche ou sobremesa, consumir frutas ricas em líquidos, como melancia, maçã, melão e laranja, dentre outras ricas em nutrientes. Quanto aos ambientes, é fundamental utilizar aparelhos umidificadores, que também podem ser substituídos por baldes com água ou até mesmo uma toalha molhada. Esses cuidados ajudarão a aliviar os sintomas da baixa umidade.