Serviços essenciais lideram novamente ranking de reclamações em setembro

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O Procon Estadual, órgão vinculado à Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh), registrou 2.710 atendimentos no mês de setembro. Por meio do Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor (Sindec) foram 1.861 registros e no atendimento online (http://www.consumidor.gov.br) protocoladas 849 reclamações em Mato Grosso.

No Sindec, a campeã de reclamações foi a área “Serviços Essenciais”, com 929 atendimentos. Liderando o setor está a categoria “Energia Elétrica”, com 457 registros, seguida por “Água e Esgoto”, que teve 236 reclamações e “Telefonia Celular”, com 152.

Em segundo lugar, está a área “Assuntos Financeiros”, com 374 reclamações: 118 para a categoria “Banco Comercial”, 84 para “Cartão de Crédito” e 56 para “Cartão de Loja”.

A área “Produtos”, com 262 registros, ocupa o terceiro lugar do ranking de atendimentos presenciais, registrando 41 procedimentos para “Telefone” (Convencional, Celular, Interfone, Etc.), 34 para “Eletroeletrônico Importado” e 13 para “Artigos de Leitura” (Formal, Jornal, Revistas, Folheto, Livros, Etc).

Já a área “Serviços Privados”, com 204 registros, está na quarta posição do ranking de atendimentos presenciais, registrando 50 procedimentos para “TV Por Assinatura” (Cabo, Satélite, Etc.), 36 registros para “Escola” (Pré, 1º e 2º Graus e Superior), e 25 para “Cursos Livres Outros”.

A categoria “Saúde” aparece em quinto lugar, com 41 reclamações, seguida de “Habitação” com 37 registros e em sétimo lugar está a categoria de “Alimentos” que obteve 14 registros feitos pelo Sindec.

Atendimento online

Por meio da plataforma http://www.consumidor.gov.br, o Procon registrou 849 reclamações em Mato Grosso. A área “Telecomunicações” foi a mais demandada, com 381 registros. Em segundo lugar estão os “Serviços Financeiros”, com 258 reclamações; e em terceiro “Produtos de Telefonia e Informática”, com 108 registros.

Na quarta posição da plataforma está a categoria “Produtos Eletrodomésticos e Eletrônicos”, com 33 reclamações e, em quinto lugar, aparecem as categorias “Demais produtos”,com 29 reclamações. Em sexto lugar está a área “Transportes”, com 21 registros e para a categoria “Demais Serviços” 11 registros. Em oitavo lugar, com quatro reclamações, está “Turismo/viagens”. E em nono lugar, está a categoria “Saúde” com dois registros.

As áreas “Água, energia e gás”, e “Educação” tiveram ambos um registro. Já as categorias “Alimentos” e “Habitação” não tiveram reclamações registradas no mês de setembro na plataforma http://www.consumidor.gov.br.

Por: assessoria Procon

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