Sebrae lança mobilização de apoio à categoria durante a crise

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A campanha intitulada “Reivente. Repense. Recrie” apresenta um site
inédito com conteúdo criado especialmente os microempreendedores
individuais de todo país

A mobilização “MEI. Reivente. Repense. Recrie” já está disponível para
os microempreendedores individuais (MEI) de todo país e para quem
busca informações para se reinventar e empreender para superar este
momento de crise. Com a proposta de oferecer à categoria conteúdos e
soluções para manter a renda na crise desencadeada pelo coronavírus, o
Sebrae disponibiliza gratuitamente cursos, vídeos com especialistas em
diversos segmentos, consultoria e atendimento online, além de
conteúdos sobre finanças, marketing, vendas, inovação, legislação,
empréstimos e planejamento estratégico. Os serviços podem se acessados
em página criada especialmente para esse público, em
www.sebrae.com.br/MEI.

O presidente do Sebrae, Carlos Melles, acredita que a campanha é mais
um passo do Sebrae no caminho de dar suporte ao empreendedorismo no
Brasil. “A figura do MEI é peça fundamental na economia brasileira.
Oferecer suporte à categoria é primordial para que o país supere a
crise e retome o crescimento. Por meio desta campanha, estamos
disponibilizando todo o corpo técnico especializado do Sebrae para
auxiliar o MEI na reinvenção de respostas para os problemas que estão
sendo enfrentados”, disse.

Entre os serviços que estão à disposição dos MEIs, destacam-se a
emissão de notas fiscais eletrônicas, para que o empreendedor possa
emitir o documento sem sair de casa, e a possibilidade de fazer
anúncios gratuitos direcionados ao público específico, com uso da
ferramenta criada pelo Sebrae, chamada Mercado Azul. Além de oferecer
orientações e esclarecer dúvidas, por meio do Sebrae Respostas –
comunidade virtual – a mobilização do MEI oferece conteúdos
específicos sobre linhas de crédito, medidas legislativas que
favorecem o empreendedorismo durante a crise e parcerias para ajudar o
microempreendedor individual a ampliar mercado por meio do acesso a
marketplaces.

O Brasil possui hoje mais de 10 milhões de trabalhadores registrados
como MEI, muitos dos quais tiveram que paralisar temporariamente suas
atividades em razão das regras de isolamento social. De acordo com
pesquisa do Sebrae, 58% tiveram que suspender suas vendas durante a
pandemia e 31% mudou a forma de funcionamento. Dentro do ambiente
criado pelo Sebrae, essas pessoas podem encontrar formas de reinventar
seu negócio, seja aderindo às vendas online, seja reprogramando o foco
das vendas, reajustando a produção, entre outras opções.

A analista da unidade de relacionamento com o cliente, Michelle
Carsten, comemorou o lançamento do site: “É muito gratificante saber
que nesse momento de crise, estamos cada vez mais próximos do
microempreendedor individual para ajudar a superar e reinventar seu
negócio diante da crise.”

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