Reunião do Comitê Executivo de Transparência Pública debate otimização

0
52

A Controladoria Geral do Munícipio (CGM) realizou a primeira reunião do Comitê Executivo de Transparência Pública com representantes de todas as secretarias municipais visando ações alinhadas.

O controlador geral, Weslley Bucco, pontuou que o desafio enquanto agente público é aproximar o cidadão da informação. O prefeito Abilio Brunini é defensor de uma administração transparente e que ouve a população. A iniciativa no início da semana, no auditório da CGM.

“Não basta apenas disponibilizar a informação, mas torná-la útil. Ela tem que ser acessível, porque se eu ponho uma informação que o cidadão não entende ou tem dificuldade em acessá-la, eu não consigo o objetivo. Nós estamos aqui para promover o controle social. Então, o cidadão precisa ser numa linguagem simples, que ao acessá-la, entenda e possa fazer o uso dela.”, destacou Weslley.

Também foram instruídos os responsáveis de cada secretaria e órgão sobre as demandas que terão que mandar para a Controladoria inserir no Portal Transparência, considerando que muitos entraram com a nova gestão municipal.

“Para que possam conhecer, ter um domínio dos conceitos da legislação. Então é uma reunião de planejamento das ações que serão executadas ao longo dos exercícios. Uma das primeiras ações será uma ação da Semana da Transparência Pública, que é um evento oficial, está previsto em lei, ocorre no mês de maio. É uma semana de conscientização ao controle social e a transparência pública. Além dos projetos ordinários, que é disponibilizar acesso à informação, fortalecer as informações que estão no portal, deixá-las mais próximas ao cidadão”, explicou o controlador geral.

COMITÊ DE TRANSPARÊNCIA

O Comitê de Transparência Pública foi criado recentemente para fortalecer e aprimorar a transparência no município. “Esse comitê visa não só otimizar a divulgação de informação de maneira mais clara e acessível, mas também tem como principal objetivo identificar e atacar as falhas e dificuldades recorrentes que ainda existem no processo da transparência. Sabemos que, em todo o mundo, nenhum portal é 100% perfeito e atualizado, esse é um desafio global que precisamos enfrentar, e por isso o comitê será um agente fundamental para auxiliar na construção de um portal cada mais adequado às necessidades da população”, destacou a diretora de transparência pública da CGM, Erika Arruda da Matta Vieira.

Érika ressaltou que, para garantir o sucesso dessa iniciativa, cada secretaria contará com um servidor dedicado a essa atividade, o que tornará a gestão da informação mais eficaz e eficiente permitindo um acompanhamento mais detalhado.

“É um passo importante para garantir que a transparência pública seja efetiva e acessível a todos, e que com esse comitê conseguiremos atender de forma mais completa as expectativas da sociedade, cumprindo o papel fundamental de uma gestão que preza pela clareza e pelo acesso à informação”, frisou a diretora.

A equipe do Portal Transparência é composta pelas assessoras técnicas, Joilce Botelho Costa e Elda Moura Santos.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui