Rede estadual prepara mobilização para combate ao mosquito Aedes Aegypti

0
153
São ações visando ao cumprimento do Plano Nacional de Enfrentamento à Microcefalia

Participação na Semana Nacional de Mobilização de combate ao vetor Aedes Aegypti, um Dia D e tratar o tema de forma interdisciplinar. Essas são ações que a Secretaria de Estado de Educação, Esportes e Lazer (Seduc) sugere às escolas da rede estadual de ensino para o combate ao mosquito Aedes Aegypti, que transmite a dengue e chikungunya.

As sugestões de ações pedagógicas são levadas às unidades educacionais com o sentido de para orientar a comunidade escolar quanto à mobilização e o combate ao mosquito, visando ao cumprimento do Plano Nacional de Enfrentamento à Microcefalia.

Segundo o superintendente de Educação Básica, Márcio Tadeu Magalhães, na Semana Nacional de Mobilização, a escola deverá se mobilizar para uma ação mais intensificada. As datas serão definidas pelo Ministério da Educação.

No Dia D a sugestão é que a escola reforce, ainda mais, a necessidade de eliminar os criadouros, convocando toda a comunidade para esse trabalho. “E também vamos tratar de forma interdisciplinar temas, conceitos, dados estatísticos que potencializam o combate à epidemia”, destaca.

Magalhães ressalta que o combate ao mosquito não é uma ação nova, diversas mobilizações foram realizadas nos últimos anos, mas o vetor é muito versátil na escolha dos criadouros onde deposita seus ovos, que são extremamente resistentes, podendo sobreviver vários meses até que a chegada de água propicie a incubação, o que torna difícil seu controle.

O coordenador frisa que, diante da proliferação do mosquito é imprescindível a mudança de hábitos da população quanto ao descarte do lixo e objetos que acumulam água. “Não basta apenas conhecer o que se deve fazer e sim tornar comum atitudes como limpar o ambiente, verificar possíveis focos de proliferação do mosquito, retirar os entulhos e descartá-los de maneira correta”.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui