Rafael Medeiros Da Redação
Em Cuiabá, O Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso juntamente com a Câmara Municipal, firmam na manha desta quinta-feira(7), um termo de Cooperação. A ideia proposta foi colocar à disposição da sociedade cuiabana um aplicativo de celular, por meio do qual qualquer eleitor poderá propor e votar projetos de Lei de iniciativa popular.
A iniciativa é inédita no Brasil e acaba com a necessidade de coletar fisicamente milhares de assinaturas de eleitores, para proposição de leis de iniciativa popular.
O aplicativo será disponibilizado a principio para os Cuiabanos, porém em breve todo o estado poderá baixa-lo.
Para o aplicativo entrar em uso, basta ser assinado pelo presidente do Tribunal, desembargador Márcio Vidal, e pelo vereador Diego Guimarães, que no ato representará o presidente da Câmara, vereador Justino Malheiros.
O Soberano oferecerá ainda estatísticas de quantos eleitores aprovam a ideia proposta e quantos a rechaçam, o que dará subsídios à imprensa e aos parlamentares para a análise completa do cenário, em torno daquele projeto.
Outra funcionalidade consiste na possibilidade de o eleitor votar e, depois de analisar melhor a questão, retirar o seu apoio para determinado projeto em debate no seu município.
Após a apresentação das funcionalidades do Soberano, e da assinatura do Termo de Cooperação, os representantes da Câmara Municipal e do TRE-MT permanecerão no local, para atender a imprensa.