PAUTAS BOMBAS
REPERCUSSÃO
BRIGA DE GENTE GRANDE
CACIQUES DEFENDEM RENAN
Pelo que a coluna apurou, os comandantes da velha política ainda enxergam Renan como a melhor opção para estar à frente da Casa, participar das negociações e indicar nomes estratégicos para funções importantes do Parlamento. Mas o restante dos congressistas da sigla ainda estão divididos. Até a volta da atividade legislativa, o MDB vai se reunir para contabilizar os votos na tentativa de lançar um nome certo para o cargo. Tebet só anunciará a candidatura se Renan não conseguir provar que consegue vencer. A legenda de Romero Jucá (RR) não quer perder a oportunidade de ficar mais quatro anos na Presidência.
CORTE NA SECOM
O presidente eleito Jair Bolsonaro afirmou nesta sexta-feira que aceitará o corte de 45,8 por cento no orçamento da Secretaria de Comunicação Social (Secom) aprovado pelo Congresso para 2019, e que trabalhará para reduzir ainda mais os gastos do órgão para 2020.O Congresso aprovou orçamento de 150 milhões de reais para a Secom no próximo ano, contra os 277 milhões propostos pelo governo atual, de acordo com Bolsonaro. “Informo que nosso governo não irá pleitear qualquer aumento no orçamento e trabalhará com o valor aprovado”, disse o presidente eleito em publicação no Twitter.”Revisaremos diversos contratos e reavaliaremos o quadro pessoal da Secom a fim de reduzir ainda mais o orçamento para 2020. Vamos mostrar, nesta e em outras áreas, na prática os benefícios da correta aplicação de recursos públicos”, acrescentou.
NOVINHO NAS REDES
EXPULSÃO DE AÉCIO
A pressão para que o senador Aécio Neves (MG), eleito deputado federal, saia do PSDB cresceu nesta quinta-feira, 20, após a segunda fase da Operação Ross, da Polícia Federal (PF), que cumpriu mandados de busca e apreensão em endereços ligados à família do tucano. A primeira representação pedindo a expulsão de Aécio do PSDB foi protocolada nesta quinta na Executiva Nacional do partido e deverá seguir para o Conselho de Ética.A representação é assinada pelo deputado Wherles Fernandes da Rocha (AC), sob alegação de quebra de decoro parlamentar por parte do senador
AÇÃO DA PF
A Polícia Federal de Minas Gerais cumpre na manhã desta sexta (21) mandado de busca e apreensão no escritório de Zanone Manuel Oliveira Júnior, um dos advogados de Adelio Bispo de Oliveira, autor da facada que acometeu Jair Bolsonaro (PSL) no dia 6 de setembro em Juiz de Fora.Segundo o delegado responsável pelas investigações, Rodrigo Morais Fernandes, o objetivo da operação é apreender e periciar documentos, celulares e computadores para descobrir quem paga a defesa de Adelio. O delegado disse que a polícia trabalha com a hipótese de que o advogado poderia estar sendo financiado por uma organização criminosa ligada ao tráfico de drogas ou por um grupo político.
AGENDA
*O ministro da Segurança Pública, Raul Jungmann, dá entrevista coletiva no Ministério da Justiça. Ele vai fazer um balanço das atividades e programas desenvolvidos desde a criação da pasta, em fevereiro deste ano. Na oportunidade, os dirigentes da Secretaria Nacional de Segurança Pública, Departamento Penitenciário Nacional, Polícia Federal e Polícia Rodoviária Federal também apresentarão o balanço das atividades de suas unidades.
*O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Dias Toffoli, está analisando o pedido de liberdade para Joao de Deus, impetrado ontem (20) na Corte pela defesa do médium.
*A Operação Natal 2018 da Polícia Rodoviária Federal (PRF) começou a zero hora (0h) desta sexta-feira (21) e se estenderá até às 23h59 da próxima terça (25).
FRASE DO DIA