AÇÃO DO MPF
Por meio de denúncia assinada pelo procurador da República Wellington Divino de Oliveira, o Ministério Público acusa o jornalista Glenn Greenwald e outros seis investigados no âmbito da Operação Spoofing, que apura invasão e roubo de mensagens de celulares de procuradores da força tarefa da operação Lava-Jato e do então juiz Federal Sérgio Moro.Para o MPF, ficou comprovado que Glenn auxiliou, incentivou e orientou o grupo durante o período das invasões. Ainda segundo o os procuradores, essa atitude do jornalista caracteriza “clara conduta de participação auxiliar no delito, buscando subverter a ideia de proteção a fonte jornalística em uma imunidade para orientação de criminosos”.
FRENTES CRIMINOSAS
O procurador relata que a organização criminosa executava crimes cibernéticos por meio de três frentes: fraudes bancárias, invasão de dispositivos informáticos ( como, por exemplo, celulares) e lavagem de dinheiro. A peça não explora os crimes de fraudes bancárias. Nesse sentido, a finalidade ao citá-los é apenas o de caracterizar o objetivo dos envolvidos e explicar as suas ligações. Uma ação penal apresentada posteriormente tratará tais crimes.
EXPLICAÇÃO DE MORO
A coluna tem constatado que ultimamente o ministro da Justiça e Segurança Pública, Sérgio Moro vem, descartando uma eventual candidatura à Presidência da República. Ontem durante o programa Roda Viva, da TV Cultura., ele disse que “Não tenho esse tipo de ambição. Temos de ter bastante pé no chão, existe o famoso ditado antigo que diz sic transit gloria mundi (toda glória do mundo é transitória, em latim). Então, essas questões de popularidade, elas vem, vão, passam, e o importante para mim é fazer meu trabalho como ministro da Justiça, e foi o que eu me propus com o presidente, acho que estamos num caminho certo”, afirmou.
DADOS CRUÉIS
A quantidade de pessoas desempregadas no mundo deve aumentar neste ano para 190,5 milhões, de acordo com a OIT (Organização Internacional do Trabalho).O número de desempregados deve crescer em 2,5 milhões em 2020 porque, enquanto a força de trabalho aumenta, não estão sendo criados empregos suficientes para absorver os recém-chegados ao mercado de trabalho.
ALTO ESCALÃO
O presidente Jair Bolsonaro coordenou hoje, no Palácio da Alvorada, em Brasília, a 26ª Reunião do Conselho de Governo. Este é o primeiro encontro do ano da equipe ministerial. Periodicamente, o alto escalão se reúne para avaliar as ações desenvolvidas e discutir as prioridades da agenda do governo federal.
LISTA
Foram anotadas as presenças dos ministros, Abraham Weintraub (Educação), Tarcísio Freitas (Infraestrutura), Marcos Pontes (Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações) e Ricardo Salles (Meio Ambiente), além do vice-presidente, Hamilton Mourão. Os presidentes do Banco Central, Roberto Campos Neto, da Caixa Econômica, Pedro Guimarães, e da Petrobras, Roberto Castello Branco,
MAIS UMO
Conselho da Amazônia,crido pelo governo, será coordenado pelo vice-presidente, Hamilton Mourão. Em publicação no Twitter, Bolsonaro explicou que será utilizada a própria estrutura da vice-presidência.O objetivo do conselho será coordenar as diversas ações em cada ministério voltadas para a proteção, defesa e desenvolvimento sustentável da Amazônia.
SEGURANÇA
“Dentre outras medidas determinadas está também a criação de uma Força Nacional Ambiental, à semelhança da Força Nacional de Segurança Pública, voltada à proteção do meio ambiente da Amazônia”, escreveu o presidente
PAUTA
Terminado o recesso, a Câmara dos Deputados não fugirá da votação do projeto que permite a prisão de réus condenados em segunda instância. Garantia dada ontem pelo presidente Rodrigo Maia. A aprovação é dada como certa e tem um endereço: o ex-presidente Lula.
APARELHADO
E por falar em Lula, o ex-presidente está usando aparelhos auditivos nos dois ouvidos, há duas semanas. De acordo com informações da coluna Painel, alguns dias após deixar a prisão, em novembro do ano passado, o ele foi ao médico e passou por exames que identificaram uma perda auditiva.
AÇÃO DA PF
A Polícia Federal deflagrou nesta terça-feira, 21, a Operação Arcaico para apurar crimes relacionados a fraudes em títulos de propriedade de terrenos da União em Vitória da Conquista. Segundo os investigadores, um casal de ex-juízes do Estado, uma advogada e um corretor de imóveis estariam comercializando áreas destinadas pela Secretaria de Patrimônio da União para a construção das novas sedes da Delegacia da PF, do Ministério Público do Trabalho e do Ministério do Trabalho e Emprego na cidade.
ECONOMIA
O Produto Interno Bruto (PIB, soma de todos os bens e serviços produzidos no país) cresceu 0,8% no trimestre encerrado em novembro de 2019 na comparação com o trimestre findo em agosto daquele ano. O dado é do Monitor do PIB, divulgado hoje (21) pela Fundação Getulio Vargas (FGV).
FUNDAÇÃO
Segundo a FGV, o PIB cresceu 1,9% na comparação com o trimestre encerrado em novembro de 2018 e 1% na taxa acumulada em 12 meses. Considerando-se apenas o mês de novembro, o PIB teve altas de 0,3% na comparação com outubro de 2019 e de 1,6% em relação a novembro de 2018
JPM – João Pedro Marques é advogado e jornalista, com escritórios em Brasília e Mato Grosso.