Por Ademir Galitzki
Todas as vezes que vejo alguém colocando pedras brancas, principalmente para decorar vasos e canteiros, penso: sem dúvidas, fica muito bonito, mas em particular, não gosto e não recomendo.
Você imagina que com o calor que faz em Cuiabá, que já chegou época de fazer 47 graus, estas pedras recebem os raios solares o dia inteiro. Chamamos elas de “pedra decoratium (brancos)”, e a cerâmica mais indicada é feita exatamente de terra e barro, mas que não retém o calor escaldante que faz em Cuiabá.
Um conselho de amigo: quando você for decorar seu jardim, floreira, vaso ou canteiro, opte por usar fibra de lôco, cascos de pino ou árvores-serragem e folhas mortas desidratadas. Jamais use pedra como decoração de canteiros e vasos de planta, elas com certeza irão enfraquecer a planta e também a vida dela.
Principais adubos – nutrientes
Aqui uma lista: nitrogênio, fósforo, potássio, cálcio, magnésio, manganês, zinco, cobre, boro, cloro, enxofre, carbono.
As plantas em geral precisam de todos os nutrientes necessários, ás vezes mais de um e menos de outro, ou bem pouquinho de outro dos nutrientes.
Sendo que os 3 principais são: nitrogênio, que serve para que a planta cresça com o fortalecimento da primeira folha e galhos; o fósforo, que serve para segurar e não abortar as flores e frutos justamente com o boro; e por fim o potássio, que serve para dar doçura e polpa para fazer os frutos e os outros nutrientes, que também são de suma importância para que sua frutífera dê bons frutos no final de um ciclo.
Teste do dedo
Você que gosta e cuida de uma horta orgânica, já ouviu falar do teste do dedo? Pois bem, muitas das vezes nós pecamos por excesso de zelo.
Um exemplo bastante claro são as régias, você pode até matar suas plantas se colocar muita água.
Toda vez que você chegar para molhar as suas plantas, faça o teste do dedo. Se você colocar o dedo na terra e seu dedo sair sujo ou melado, é excesso de água. Se seu dedo sair limpinho, falta água.