segunda-feira, janeiro 13, 2025
23 C
Cuiabá
More
    Início Sem categoria MARUM: Temer é vítima de uma ‘queda de braço’ entre STF e...

    MARUM: Temer é vítima de uma ‘queda de braço’ entre STF e Lava Jato. Confira outras informações na coluna JPM

    0
    109

    RECADO DURO

    Demonstrando indignação, o  ex-ministro da secretaria de governo de Michel Temer, Carlos Marun, após deixar  a sede da PF no Centro do Rio, onde Temer está preso desde a noite de quinta-feira, 21, afirmou que o ex-presidente estaria sendo vítima de uma “queda de braço entre o STF e a Lava Jato, em que se busca demonstrar poder ao arrepio da lei e em não conformidade com o estado de direito”. Ele, que já havia visitado Temer na quinta, voltou a dizer que o emedebista está triste e inconformado.

     

    HC DE TEMER

    Nesta sexta-feira, devem ser analisados os pedidos de habeas corpus feitos pela defesa do ex-presidente Michel Temer (MDB),, pelo Tribunal Regional Federal da 2ª Região (TRF-2). O caso está com o desembargador federal Ivan Athié.Relator do caso, Athié deve tomar uma decisão liminar provisória e depois, ainda sem prazo, submetê-la à Primeira Turma Especializada para julgar o mérito do caso. Neste caso, para julgar se a prisão foi correta ou não.O primeiro pedido foi protocolado pelo advogado Eduardo Silveira Arruda, por volta de 18h30 de quinta-feira (21). Arruda, que foi aluno de Direito de Michel Temer, foi o primeiro a pedir a soltura.

     

    MENSAGEM INDIRETA

    A prisão do ex-presidente Michel Temer no momento em que a Lava Jato está sob ataque serviu como um recado dos investigadores de que ainda há muito trabalho pela frente. Temer é o segundo ex-presidente a ser preso em menos de um ano. O petista Luiz Inácio Lula da Silva completa um ano encarcerado em abril.

    FOCO DA LAVA JATO

    Para alguns analistas de plantão, , além de mostrar que, cinco anos depois, a operação ainda tem trabalho a fazer, o recado, segundo estes investigadores, é de que o foco da operação ainda é a classe política. Assim que assumiu o cargo de ministro da Justiça e Segurança Pública, Sérgio Moro estipulou como uma de suas metas para os primeiros cem dias o reforço da Polícia Federal das forças-tarefa da Lava Jato em São Paulo, Curitiba, Brasília e no Rio de Janeiro.

    TEMER ESCRITOR

    De acordo com amigos mais próximos , Temer, antes da prisão  tinha planos de escrever um romance, um livro sobre sua passagem pela Presidência da República e estava gravando com Elsinho Mouco um documentário chamado O Brasil de Temer. Ele ainda comentava com os mais próximos ter disposição para voltar a escrever livros sobre Direito Constitucional, sua especialidade.

     

    MAIA EMBURRADO

    O ruído é grande nos corredores da Câmara dos Deputados. O presidente da Casa,  Rodrigo Maia (DEM-RJ), avisou ao ministro da Economia, Paulo Guedes, que pode  deixará a articulação política pela reforma da Previdência. Maia tomou a decisão após ler mais um post do vereador Carlos Bolsonaro (PSC-RJ), com fortes críticas a ele. Irritado, o deputado telefonou para Guedes e disse que, se é para ser atacado nas redes sociais por filhos e aliados de Bolsonaro, o governo não precisa de sua ajuda.

     

    MOURÃO CONTEMPORIZA

    Preocupado com a situação,o presidente da República em exercício, Hamilton Mourão, entrou em cena e  afirmou nesta sexta-feira que as redes sociais não traduzem a opinião do governo, em referência a declarações recentes de Carlos Bolsonaro, filho do presidente Jair Bolsonaro, que provocaram mal-estar com o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ).

    MILHÕES BLOQUEADOS

    A equipe econômica decidiu contingenciar (bloquear) R$ 29,792 bilhões de despesas discricionárias (não obrigatórias) do Orçamento Geral da União de 2019, segundo o Relatório Bimestral de Avaliação de Receitas e Despesas, divulgado hoje (22) pelo Ministério da Economia.

    “ATÉ A DAMARES”

    O presidente Jair Bolsonaro afirmou na transmissão ao vivo  que não toma decisões de governo sozinho e que sempre procura ouvir seus ministros de cada área. Ele destacou que ouve “até a Damares (Alves)” e defendeu o trabalho da titular da pasta de Mulher, Família e Direitos Humanos que, de acordo com ele, “podem achar que é uma ministra com importância não muito grande“.

     

     

    CAMPANHA DO PT

    O PT lança nesta sexta-feira, 22, em Brasília a campanha “Lute agora para não se arrepender depois!”, contra a aprovação da reforma da Previdência. O partido aproveitou a reunião do Diretório Nacional, realizada nesta sexta-feira e no sábado, 23, para fazer a divulgação

    ECONOMIA

    A cada dois meses, o governo apresenta o relatório com orientações para execução do Orçamento. O documento contém previsões para economia, receita e despesa. Dependendo dos números, o governo corta ou libera recursos para cumprir a meta de déficit primário e o teto de gastos federais.previsão para o Produto Interno Bruto (PIB), soma de todos os bens e serviços produzidos no país, está no Relatório Bimestral de Avaliação de Receitas e Despesas, divulgado hoje (22) pelo Ministério da Economia.Na Lei Orçamentária deste ano, a previsão de crescimento do PIB era maior: 2,5%.

    FRASE DO DIA

    “Se a gente for dar bola pra rede social, a gente não faz outra coisa.Eu acho que nós temos que ter foco, nos concentrar no nosso trabalho, buscar ter a resiliência necessária para implementar as reformas que o país precisa e olhar menos para essa questão da rede social”, afirmou o vice-presidente Hamilton Mourão

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Sair da versão mobile