Da Redação
O Governo do Estado anunciou nesta sexta-feira (15.06) o calendário dos Jogos Escolares da Juventude (JEJ). O evento, que mobiliza mais de 10 mil atletas mato-grossenses, terá o total de 14 etapas, sendo 11 regionais e três estaduais.
Serão sedes das etapas regionais as cidades de: Querência, Cáceres, Juruena, Sinop, Paranaíta, Nobres, Jauru, Jaciara, Pedra Preta, Matupá, São Félix do Araguaia, Água Boa e Barra do Garças. A primeira etapa será a Região Leste já na próxima semana, entre os dias 19 a 24 de junho, em Querência (a 945 km da Capital).
Promovido pela Secretaria de Estado de Educação, Esporte e Lazer (Seduc-MT), por meio da Secretaria Adjunta de Esporte e Lazer (Sael-MT), em parceria com os municípios, o JEJ reúne estudantes atletas de 12 a 17 anos de idade, organizados em dois grupos, a categoria A, para jovens de 15 a 17 anos de idade, e a categoria B, para alunos de 12 a 14 anos.
Ao todo a competição conta com 14 modalidades esportivas, sendo quatro coletivas (basquetebol, voleibol, handebol e futsal) e dez individuais (atletismo, xadrez, natação, tênis de mesa, vôlei de praia, ciclismo, wrestling, judô, ginástica rítmica e badminton).
“Os Jogos Escolares da Juventude geram uma série de benefícios. Desde a formação, a inclusão social de jovens em vulnerabilidade, a redução de custos com os sistemas de saúde e segurança pública, o fomento da economia e o incentivo à qualidade de vida das pessoas. Os benefícios atingem praticamente todos os setores”, avalia a secretária de Educação, Esporte e Lazer, Marioneide Kliemaschewsk.
O secretário adjunto de Esporte e Lazer, Franz Corrêa, ressalta que o evento envolve escolas, públicas e privadas, de aproximadamente 110 municípios do estado.
“O JEJ fomenta a prática do esporte na escola, possibilita a identificação de talentos na unidade escolar, contribui para o desenvolvimento integral do aluno, estimula o exercício da cidadania e cria a base para o futuro do esporte de alto rendimento”, enfatiza.
Após a conclusão das etapas regionais e estaduais, os campeões das categorias (A e B), de todas as modalidades e de ambos os gêneros (masculino e feminino), avançam para a etapa nacional, que é gerida pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB), em parceria com governos estaduais, com novo formato para 2018. Mais informações sobre a fase nacional podem ser obtidas no site do COB.
Histórico
A primeira edição dos Jogos Escolares (fase nacional) foi realizada em 1969, na cidade de Niterói, no Rio de Janeiro. Naquela época, o evento era denominado de Jogos Estudantis Brasileiros (JEBs).
Já a primeira edição dos Jogos Estudantis Mato-grossenses ocorreu em 1973, na cidade de Cuiabá, quando o estado ainda não era dividido em Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.
Etapas Regionais
Querência (Leste) – 19 a 24/06
Cáceres (Oeste) – 26/06 a 01/07
Juruena (Noroeste) – 03 a 08/07
Sinop (Norte) – 14 a 19/07
Paranaíta (Norte – Categoria B) – 17 a 22/07
Nobres (Médio Norte) – 20 a 25/07
Jauru (Sudoeste) – 24 a 29/07
Jaciara (Sul/Sudeste – Categoria B) – 28/07 a 02/08
Pedra Preta (Sul/Sudeste – Categoria A) – 03 a 08/08
Matupá (Norte – Categoria A) – 03 a 08/08
São Félix do Araguaia (Nordeste) – 03 a 08/08
Etapas Estaduais
Água Boa (Modalidades Coletivas – Categoria B) – 13 a 19/08
Barra do Garças (Modalidades Coletivas – Categoria A) – 20 a 26/08
A definir (Modalidades Individuais – Categorias A e B) – 29/08 a 02/09