O Grupo Especial de Segurança de Fronteira (Gefron) irá apresentar à imprensa, nesta quinta-feira (21.06), dois projetos sociais que tiveram início este ano. Os jornalistas de Cuiabá e Várzea Grande terão a oportunidade de conhecer de perto o “Cãominhar”, que utiliza cães na terapia de crianças com necessidades especiais, e o “Gefron em minha comunidade”. A Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp-MT) disponibilizará um ônibus para levar as equipes até Cáceres (214 km a Oeste de Cuiabá), com saída prevista às 4h30 desta quinta-feira, em frente à Sesp.
O retorno está previsto para as 17h do mesmo dia. Na oportunidade, o Gefron lançará oficialmente o projeto “Gefron em minha comunidade”, na Escola Estadual 12 de Outubro, no Assentamento Boa Esperança, em Cáceres. Serão realizadas palestras, atividades recreativas e apresentações com cães do Canil Integrado de Fronteira (CanilFron). A estimativa é que a iniciativa alcance, a princípio, aproximadamente dois mil alunos de diversas escolas da região.
O Gefron atua desde 2003, por meio de parcerias com os 28 municípios, nos mais de 980 km de fronteira com a Bolívia. Com este projeto, o objetivo é levar para a população que reside nestes locais, melhor qualidade de vida, com a intervenção policial e a inserção de servidores da segurança pública nestes espaços.
Segundo o coordenador do Gefron, tenente-coronel PM José Nildo de Oliveira, com o pensamento de aproximar o trabalho policial da comunidade, a intenção é envolver todos os munícipes no processo e melhorar o diálogo sobre a importância do Estado nestes espaços. “Em conjunto com a comunidade escolar e demais instituições agregadas, o Gefron quer construir esta aproximação permanente com as comunidades desta extensa região chamada fronteira”.
Projeto Cãominhar
O projeto “Cãominhar” tem o objetivo de auxiliar as instituições que desenvolvem diferentes trabalhos junto aos pacientes com necessidades especiais. São pessoas que necessitam de algumas atividades para melhorar a capacidade motora, cognitiva e o desenvolvimento psicossocial. O CanilFron, em parceria com o Centro Especializado de Reabilitação II (CER II), iniciou, em junho, a inserção de cães nas intervenções realizadas pelos profissionais de saúde desta área junto a algumas crianças.
Os cães têm se mostrado excelente ferramenta de complementação aos tratamentos já realizados pela instituição de saúde. O tenente-coronel PM José Nildo disse que, além do trabalho ostensivo e repressivo, o Gefron foi criado para auxiliar todos que necessitam de sua contribuição também em demandas sociais. “Os policiais são pertencentes à sociedade e para ela trabalham como servidores públicos. Além de trabalharmos no cuidado com uma segurança pública de qualidade, cuidamos dos nossos cidadãos para que tenham condições de vida mais dignas”.
Serviço:
O que – Lançamento dos projetos sociais do Grefron (“Cãominhar” e “Gefron em minha comunidade”), em Cáceres
Quando – Quinta-feira (21.06)
Onde – Saída do ônibus com a imprensa de Cuiabá, em frente à Sesp, às 4h30