A ocupação nos leitos hospitalares do estado atingiram 91% de pacientes que não completaram o esquema vacinal e acende alerta à população diante do aumento de casos de Covid-19.
Por Rogério Júnior e Luiz Gonzaga Neto, g1 MT e TV Centro América
O governador de Mato Grosso, Mauro Mendes (União Brasil), afirmou em coletiva de imprensa nesta quarta-feira (29), que quem não tomou a vacina contra a Covid-19 escolheu correr risco de vida.
A fala do governador vem no momento em que as Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) do estado estão 91% ocupadas com pacientes que não completaram o esquema vacinal.
Os dados foram divulgados pela Secretaria Estadual de Sáude (SES) nesta semana.
“Essas pessoas fizeram a opção de correr risco. Se você corre risco, meu amigo, uma hora dá errado e pode dar para todas aquelas pessoas que continuarem insistindo nessa bobagem de não quererem tomar a vacina”, destacou.
Segundo a SES, não faltam vacinas. A demanda continua sendo atendida conforme a solicitação de cada município. A secretaria segue recebendo as doses do Ministério da Saúde e repassando aos centros de distribuição, como na rede de frio estadual e nos 15 escritório regionais de Saúde.
Ao todo, são 646 mil doses, contendo Coronavac, Pfizer, Astrazeneca, Pfizer pediátrica e Janssen.
Vacinação
Em Mato Grosso, a taxa de vacinação está em 73,88% da segunda dose, com 2.454.814 aplicações. A campanha de imunização perdeu força com o relaxamento das medidas de biossegurança contra a propagação do vírus. Com a elevação no número de casos de Covid-19, a procura pelas vacinas voltou a aumentar.
Na primeira dose, são 83,68% pessoas vacinadas, o que representa 2.780.213, segundo dados da Secretaria Estadual de Saúde (SES).
Em relação ao reforço vacinal foram aplicadas 1.016.440 doses.