A Assembleia Legislativa de Mato Grosso realiza, nos dias 5 e 6 de outubro, o 5º Simpósio sobre Dislexia. Com o tema “Dislexia em tempo de Ensino Remoto”, o evento reúne especialistas, educadores e pais para discutir experiências e práticas clínicas e pedagógicas sobre o transtorno, caracterizado pela dificuldade de aprendizagem na área da leitura, escrita e soletração. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas na página da ALMT, na qual foi inserido um banner sobre o simpósio. Os participantes credenciados recebem certificação.
A edição deste ano, em virtude da pandeia do coronavírus (Covid-19) e as necessidades de distanciamento social, será totalmente on-line, sendo transmitido pela TV Assembleia (30.1) e pela página do Facebook .
Para o deputado Wilson Santos (PSDB), idealizador do projeto, a principal preocupação é propiciar atendimento pedagógico especializado para gerar melhores resultados acadêmicos. “O objetivo é conscientizar e mostrar que é possível viver e conviver com disléxicos, principalmente nas escolas, mas também dentro dessas novas perspectivas de ensino a distância”, declarou o parlamentar.
A abertura acontece no dia 5, às 18h30, e contara com a participação de autoridades. As palestras do primeiro dia são com o publicitário Felipe Ponce (Pippo), diagnosticado com dislexia e que mantém um blog que ajuda disléxicos e suas famílias que estão em busca de apoio. O tema da palestra será “Efitos da quarentena na vida de um disléxico”. A segunda apresentação será com o neuropediatra infantil Dr. Clay Brites, que vai falar sobre “Dislexia do Desenvolvimento e seus aspectos neurológicos em tempos de ensino remoto”.
No segundo dia de evento, serão oferecidos minicursos no período das 8h às 9h. A programação retoma no período das 19h às 19h30 com outras duas palestras. A primeira será a respeito de dislexia, com Juliana Amorina, do Instituto ABCD. A segunda está programada com o professor universitário Dr. Rauni Roama Alves, com o tema “Sinais de alertas comportamentais e emocionais da dislexia no cotidiano do ensino remoto”.
Realizado em parceira com a Associação Mato-grossense de Dislexia, o simpósio conta com o apoio da Secretaria de Estado de Educação (Seduc). A programação completa e o acesso à inscrição estão disponíveis aqui.
Dislexia
A dislexia se origina da dificuldade no desenvolvimento cognitivo e no aprendizado das crianças relacionadas à leitura e à escrita. Consiste na perturbação na aprendizagem da leitura pela dificuldade no reconhecimento da correspondência entre os símbolos gráficos e os fonemas, bem como na transformação de signos escritos em signos verbais.