Uma obra mais linda que a outra! A beleza exposta encanta olhares. Nas telas, o registro das mãos talentosas de um artista plástico reconhecido na cena cultural de Mato Grosso! Nesta reportagem, conheceremos o trabalho do artista plástico Wander Melo.
Natural da cidade de Rondonópolis, Wander José de Melo nasceu em 17 de outubro de 1962 em casa, com ajuda de parteira, no antigo bairro Caixa D’Água, próxima à Padaria do Léo Rabelo.
Em 1968, o pequeno garoto Wander Melo estava com apenas seis anos de idade, quando a sua mãe dona Olivia Rodrigues de Melo havia se separado de seu pai, Jerônimo Procópio de Melo. Naquele mesmo ano, mãe e filho mudaram para a cidade de Portelândia, Goiás.
Sem saber que dentro de si existia um grande talento, Wander explica como despertou a sua vocação para o mundo da arte.
“Eu comecei a minha carreira aos doze anos de idade, ainda criança. Gostava muito de desenhar na escola, pegava o meu caderno começava a desenhar. Assistia aqueles filmes de faroeste na época e aí eu começava a desenhar aqueles mocinhos, cavalos… por aí”, contou o artista plástico.
Com objetivo de morar com seu pai, em 1975, Wander Melo deixa Portelândia e muda para Rondonópolis. Suas primeiras experiências e incentivos, vieram através do seu irmão mais velho, Hermes de Melo.
“Eu morava em Portelândia aí eu vim para Rondonópolis morar com meu pai e comecei a me dedicar pela pintura publicitária e também de telas, através do meu irmão Hermes de Melo”, recorda o pintor.
Despontou na cena artística do Estado ao participar do III Salão Jovem Arte Mato-grossense, em 1978. Após participar de várias edições do referido salão, recebeu o “Prêmio Destaque” na XVIII edição em 1998.
Além do cenário artístico mato-grossense, participa com exposições coletivas e individuais em vários estados do Brasil. São praticamente trinta e nove anos de dedicação à pintura, e isso proporcionou uma grande experiência e muitas premiações.
Além de ter participado em várias exposições em Mato Grosso e Rondonópolis, Wander Melo viajou acompanhado com seus quadros para outras cidades do Brasil e até integrou com participações internacionais.
“A minha primeira participação foi no III Saĺão Jovem Arte Mato-grossense em Cuiabá, em 1978, e depois de ter participado de várias edições, fui premiado no XVIII recebendo o ‘Prêmio Destaque’. Depois comecei a integrar no movimento artístico de Cuiabá, como também tenho levado exposições coletivas e individuais, tanto em Mato Grosso como em outras localidades do Brasil”, detalhou o desenhista.
PREMIAÇÕES
Em 2002, participou do I Salão de Artes Plásticas de Rondonópolis, recebendo o “Segundo Prêmio”.
Em 1998, participou do XVIII Salão Jovem Arte Mato-grossense em Cuiabá, recebendo o “Prêmio Destaque”.
Em 1998, participou do Concurso de 50 Anos da Escola Sagrado Coração de Jesus, em Rondonópolis, recebendo o “Primeiro Prêmio”.
Em 1997, participou do IV Salão de Arte do Festival da Primavera, em Rondonópolis-MT, recebendo o “Segundo Prêmio”.
ATELIÊ
O Ateliê está localizado na Rua XV de Novembro, 1.611, Centro, em frente a Anhanguera Extensão.
Fonte: A Tribuna MT