33 C
Cuiabá
terça-feira, abril 30, 2024
More

    Colegas do agente penitenciário morto por vereador fazem manifestação na Câmara de Cuiabá

    Por g1 MT

    Manifestantes se reuniram em frente à Câmara Municipal de Cuiabá na manhã desta terça-feira (5) para pedir justiça pela morte do agente penitenciário Alexandre Miyagawa, de 41 anos.

    Ele foi morto com tiros disparados pelo vereador Marcos Paccola (Republicanos), que é tenente-coronel da Polícia Militar.

    O movimento é organizado pelo Sindicato dos Servidores Públicos do Sistema Socioeducativo (SINDPSS), do qual Alexandre fazia parte.

    Os manifestantes homenagearam o colega e expressaram sentimento de luto. Com cartazes, eles pediram que a Câmara faça justiça pelo colega e que não deixe a morte passar impune.

    Entenda o caso

    Alexandre Miyagawa foi assassinado na noite de sexta-feira (1º), no bairro Quilombo, na capital, quando estava com a namorada, Janaina Sá, após uma confusão em frente a uma distribuidora.

    O casal estava num carro branco que tinha entrado na contramão na Rua Presidente Arthur Bernardes minutos antes, porque Janaína queria usar o banheiro da distribuidora.

    Na sequência, o casal discute com algumas pessoas e o agente teria sacado a arma e levantado para cima, segundo uma testemunha. A namorada dele sai andando e Miyagawa vai logo atrás, quando é atingido por tiros disparados pelo vereador.

    Paccola tinha chegado de carro cerca de dois minutos antes, e parou no local por causa da confusão. Ele desceu do veículo já com a arma na mão, conversa com pessoas que estavam na distribuidora na esquina, e depois vai ao local onde estavam Alexandre e a namorada.

    Câmeras de segurança registraram a movimentação antes dos tiros e também o momento em que são feitos os disparos.

    O que diz o vereador

    Nessa segunda-feira (4), o vereador Paccola se pronunciou sobre o caso pela primeira vez, em coletiva de imprensa na Câmara de Vereadores.

    Ele afirmou que seguiu um “procedimento técnico” e agiu de “forma correta” diante da situação.

    Ele ainda prestou condolências à família de Alexandre e disse que não iria rivalizar com a namorada dele em relação às versões do que aconteceu.

    “É triste demais, na minha posição. Então, imagina tirar a vida de um colega de profissão em uma situação que eu realmente não gostaria de estar passando, mas na certeza de ter feito o procedimento técnico, da forma correta”, afirmou.

    O que diz a namorada

    Em vídeo postado nas redes sociais, Janaína Sá explicou que entrou na contramão para ir até o banheiro da distribuidora de bebidas, o que deu início ao tumulto porque outro motorista se incomodou com a atitude. O namorado dela, Alexandre, também era conhecido pelo apelido de ‘Japa’.

    “Sai andando rápido para ir no banheiro na distribuidora e o ‘Japa’ tem mania de andar com a mão na camisa, mania de policial, tipo fazendo guarda atrás de mim e disse: ‘amor espera’. Depois disso eu só vi ele caindo no chão”, disse.

    Segundo ela, Alexandre estava com um aparelho eletrônico na mão no momento em que foi atingido pelos tiros disparados pelo vereador Paccola.

    “Era o celular. Nos vídeos dava para ver que a arma tava nele e tiraram. Ele estava com o celular porque estava o corpo, o celular e a carteira que estava caída no chão. Se ele tivesse com a arma na mão, como o vereador está falando, quando ele tivesse caído, a arma estaria lá, mas estava na cintura, então morto ele colocou na cintura? Depois ele estava falando que deu voz de prisão. Ele não deu porque eu vi”, disse.

    Ela informou que nunca havia sido ameaçada pelo companheiro e tinham uma boa relação. Segundo a namorada, o vereador efetuou quatro disparos contra Alexandre.

    Testemunhas ouvidas

    De acordo com uma das testemunhas, que não quis se identificar, não houve nenhuma agressão contra Janaína por parte de Alexandre. Porém, a testemunha afirmou que ela pediu para que o namorado sacasse a arma em meio à confusão.

    “Eu nem conhecia o Paccola, eu só vi quando chegou uma pessoa de camiseta preta, ficou de braço cruzado analisando, ele ia e voltava. Analisou bem a situação, ouvindo e em um momento ele disse “é só briga, discussão”, mas a mulher se alterou com alguém dentro da distribuidora, virou e falou para o Japão: ‘saca sua arma e atira em todo mundo. Saca sua arma aí”, contou.

    Repercussão política

    A parlamentar Edna Sampaio (PT) protocolou, nessa segunda-feira (4), um pedido de cassação por quebra de decoro do vereador Marcos Paccola. Na representação, o documento ainda recomenda o afastamento do parlamentar do cargo. Segundo a vereadora, esse caso serve de exemplo para toda a população sobre o uso indiscriminado de armas.

    Em coletiva, o vereador Lilo Pinheiro (PDT) afirmou que a Câmara irá abrir uma investigação interna para esclarecer sobre a conduta de Paccola.

    “Esse episódio deve servir como exemplo para todos nós que porte de arma e uso coloca em segurança todo mundo. Se um policial altamente treinado, de excelência como é o Paccola, não conseguiu atirar para imobilizar, imagina um cidadão comum que não tem treinamento nenhum”, afirmou.

    “A comissão vai solicitar as imagens do que aconteceu e ele vai ter que se explicar tanto para a autoridade policial que está investigando, como para os parlamentares”, disse.

    Investigação

    A Delegacia Especializada de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) abriu uma investigação para esclarecer a motivação do crime. Até o momento, as câmeras de segurança da região tiveram as imagens recolhidas e estão em análise. As testemunhas também seguem sendo ouvidas. Na ocasião, o vereador Paccola se apresentou à delegacia e prestou depoimento logo após o incidente. A polícia segue trabalhando na apuração dos fatos.

    Sair da versão mobile