Como ampliar as possibilidades criativas na produção e comercialização do artesanato? Este é um dos temas que serão discutidos no debate Diálogos na Casa – O Artesanato como Negócio, que acontece no sábado (24) no Sesc Casa do Artesão das 09h às 12h.
Gratuito, o debate será provocado pelas gestoras e produtoras culturais Carolina Barros e Magna Domingos. “A falta de domínio de habilidades e ferramentas empreendedoras acaba impedindo o estabelecimento, desenvolvimento e ampliação de um mercado consumidor”, explica Carolina, que também é cantora.
Para ela, a Economia Colaborativa estimula a força da comunidade, possibilitando maior visibilidade na cadeia produtiva do artesanato. “Além disso, pode baratear processos e custos de fabricação, aquisição de insumos, impactando diretamente no aumento do lucro, otimização dos processos e consequentemente na sustentabilidade financeira da atividade”, explica.
Já Magna Domingos complementa que a economia colaborativa estimula o uso responsável dos recursos naturais e estimula o comércio justo com o consumo solidário e consciente. “O artesanato também está inserido na economia criativa e precisa ser cada vez mais revelado, mais tangibilizado, aproveitando as novas possibilidades tecnológicas e modelos de gestão e comunicação”, explica.
Valorização de manifestações culturais
O Sesc Mato Grosso valoriza as manifestações culturais por meio de ações que contribuam para a ampliação e compartilhamento de saberes. O artesanato representa valores regionais, crenças e culturas que retratam as danças, festas, trabalho e religiosidade de povos diversos. E a Casa do Artesão é a unidade do Sesc que se propõe a divulgar o trabalho das artesãs e dos artesãos da região.
Serviço:
O quê: Diálogos na Casa – O Artesanato como Negócio
Quando: 24 de março das 09h às 12h
Onde: Sesc Casa do Artesão
Valor: Gratuito
Informações e agendamento: (65) 3611-0507 ou aacosta@sescmt.com.br