Câmara aprova projeto que facilita regularização de dívidas com a Receita Federal

0
81

Por João Pedro Marques com Andreza Nunes, Thalía Magalhães e Hulda Rode. 

Confira os destaques desta quinta-feira, 09 de novembro, na Coluna Direto de Brasília.

Câmara aprova projeto que facilita regularização de dívidas com a Receita Federal

Foto: Zeca Ribeiro/Câmara dos Deputados

De autoria do Senado Federal, o Projeto de Lei 4287/23 permite ao contribuinte realizar a chamada autorregularização incentivada usando inclusive créditos de prejuízo fiscal e de base de cálculo negativa da Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL), seja de sua titularidade ou de pessoa jurídica controladora ou controlada, independentemente do ramo de atividade.

Comissão aprova prioridade em julgamento de crime de trabalho escravo

Foto: Vinicius Loures/Câmara dos Deputados

Foi aprovado substitutivo do deputado André Janones (Avante-MG) ao Projeto de Lei 702/23, do deputado Túlio Gadêlha (Rede-PE). Janones fez apenas um ajuste técnico com relação ao texto original. A proposta foi analisada em caráter conclusivo e poderá seguir ao Senado, a menos que haja recurso para votação pelo Plenário da Câmara.

Comissão aprova projeto que invalida multas sem notificação eletrônica

Foto: Zeca Ribeiro/Câmara dos Deputados

Os órgãos do Sistema Nacional de Trânsito que ainda não oferecem ao proprietário do veículo ou ao condutor autuado a opção de notificação por meio eletrônico, na forma definida pelo Contran, terão o prazo de 90 dias para adesão ao sistema de notificação eletrônica.

Reforma tributária aprovada no Senado volta à Câmara

Foto: Marcos Oliveira/Agência Senado

A oposição diz que a reforma aumenta a carga tributária porque exclui vários setores do pagamento da alíquota padrão, estimada em 27,5%, e só será implementada em 2033. Aprovada com mudanças pelo Senado, a reforma tributária volta para a Câmara dos Deputados.

Países das Américas criam entidade policial integrada

Foto: Lula Marques/Agência Brasil

O ministro Flávio Dino disse que conversou ontem com o presidente da Interpol, que é um policial dos Emirados Árabes Unidos, e que falaram sobre a “intensificação da cooperação policial sobre os crimes cibernéticos em geral, inclusive por intermédio de cripto ativos”. Comunidade de Polícias das Américas

Supremo retoma julgamento sobre correção do FGTS nesta quinta-feira

Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil/Arquivo

Pelo governo federal, a AGU defende a extinção da ação. No entendimento do órgão, as leis 13.446/2017 e 13.932/2019 estabeleceram a distribuição de lucros para os cotistas. Dessa forma, segundo o órgão, não é mais possível afirmar que o emprego da TR gera remuneração menor que a inflação real.

STF retomará julgamento sobre a responsabilidade pelo recolhimento do FUNRURAL 

Foto: Antonio Molina/FolhaPress

Segundo o professor da FGV Direito-SP e Ibet e sócio tributarista da Brasil Salomão e Matthes Advocacia, Fábio Pallaretti Calcini, este julgamento, iniciado em 2020 e encerrado no final de 2022, com o voto do ministro Dias Toffoli, beneficiou parcialmente o fisco e também o contribuinte, ao reconhecer um vício num tema menor, a sub-rogação, que garantiu um resultado de 6×5 e a vitória parcial, por maioria, dos contribuintes. “Assim, ao STF resta somente, em sessão presencial, proclamar o que já foi decidido no julgamento virtual já encerrado”, afirmou o especialista. 

Juíza do TJDFT participa do Congresso Internacional do Fórum Ibero-Americano pela Paz 

Foto: Minervino Júnior/CB/D.A.Press

A Juíza do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios, Gláucia Foley, titular do Juizado Especial Criminal de Taguatinga e Coordenadora do Programa Justiça Comunitária, participa, nesta sexta-feira, 10/11, do Congresso Internacional do Fórum Ibero-Americano pela Paz. O evento, que acontece nos dias 9 e 10/11, de forma online, busca promover o diálogo aberto, como um espaço para a construção de culturas de paz. Na ocasião, a magistrada participará de mesa redonda sobre abordagens pacíficas de conflitos. 

MJSP realiza evento sobre políticas e programas para migrantes, refugiados e apátridas 

Foto: Fábio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

Políticas, programas e ações para pessoas migrantes, refugiadas e apátridas serão debatidas, das 9h às 18h, nesta quinta (9) e sexta-feira (10), no evento de lançamento da “Rede Nacional de Cidades Acolhedoras (RNCA): Construindo territórios de cidadania”, realizado pela Secretaria Nacional de Justiça do Ministério da Justiça e Segurança Pública. Na abertura, será assinada a portaria de criação da RNCA pelo secretário Nacional de Justiça, Augusto de Arruda Botelho. O primeiro dia do evento será no auditório da sede do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios, em Brasília. 

MEC participa da 42ª Conferência Geral da Unesco 

Foto: Divulgação

O Ministro de Estado da Educação, Camilo Santana, lidera a delegação brasileira na 42ª Conferência Geral da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), que acontece de 7 a 22 de novembro, em Paris, na França. O evento reúne representantes dos 194 estados membros da Unesco, entre ministros da Educação e da Cultura de vários países e outras autoridades. Camilo Santana discursou na cerimônia de abertura da Conferência, em que destacou as prioridades para a educação brasileira, bem como o compromisso do governo federal com a promoção da educação de qualidade para todos. 

Presidente Lula se reúne com representantes da ABIOVE

Foto: Ricardo Stuckert/PR

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, e os ministros da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, e da Casa Civil, Rui Costa, se reuniram com representantes da Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais e empresários do setor. O grupo de empresas anunciou que projeta investir US$ 10 bilhões em biocombustíveis nos próximos anos. Os representantes da ABIOVE agradeceram a atuação do Governo Federal na área ambiental, que tem refletido positivamente no comércio de soja. Entre outros resultados, a política ambiental já promoveu a redução de 48% do desmatamento na Amazônia entre janeiro e agosto deste ano, em comparação com o mesmo período de 2022. 

Frigoríficos localizados na Amazônia com baixo controle da cadeia 

Foto: AFP e Pablo Valadares

Apesar dos esforços dos frigoríficos nos últimos anos para monitorar a origem do gado bovino vendido pelos fornecedores diretos, o baixo nível de rastreabilidade dos indiretos ainda prejudica o nível de controle da indústria na área da Amazônia Legal. É o que mostra o estudo do indicador Radar Verde, sinalizando que 92% dos frigoríficos que atuam na região têm controle muito baixo da cadeia pecuária. 

Exportações de milho devem cair 13,90% na safra 2023/24 em MT 

Foto: Leandro Balbino/Canal Rural Mato Grosso

As exportações de milho 2023/24 devem somar 26,89 milhões de toneladas. O volume, se as previsões se concretizarem, deverá ser 13,90% menor do que o estimado para o ciclo 2022/23 de 31,23 milhões de toneladas. A perspectiva consta no relatório de Oferta & Demanda do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea).  

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui