Botelho pede urgência na votação de vetos sancionados pelo Governador

0
128
Presidente da ALMT cobrou em plenário o empenho dos deputados em apreciar os vetos Foto: FABLICIO RODRIGUES / ALMT

Allan Mesquita da redação

Durante sessão plenária realizada nesta quinta-feira (12) na Assembléia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), o presidente, deputado Eduardo Botelho requisitou o empenho dos deputados para apreciar os vetos em tramitação no Legislativo estadual, o que vem sendo advertido desde o ano passado.

O veto é a discordância do governador com determinado projeto de lei aprovado pela Assembléia. A Constituição determina que ele seja apreciado pelos parlamentares em sessão conjunta, sendo necessária a maioria absoluta dos votos de deputados para a sua rejeição.

Segundo o presidente, cerca de 30 vetos aguardam votação e precisam ser analisados. “Precisamos dar celeridade nisso, porque é um problema que trava a pauta de votação em qualquer momento”, advertiu Botelho.

O veto não apreciado após 30 dias do seu recebimento é incluído automaticamente na pauta, sobrestando as demais deliberações até que seja ultimada sua votação. Botelho afirmou que, se necessário, pode até convocar uma sessão extraordinária para a apreciação e votação dos vetos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui