Sensei José Humberto de Souza 7º Dan de Karatê-Dô Tradicional, preocupado com a formação cultural de seus karatecas, desenvolve um novo Projeto, Musikan – Karatê e Música.
As aulas de violino e violoncelo no Musikan iniciaram suas primeiras notas em 2017, com o objetivo claro e restrito de contribuir com a formação cultural dos atletas da Shotokan, onde a musicalização desenvolve a percepção auditiva, a imaginação, a coordenação motora, a memorização e a socialização. Foi pensando nisso que a sensei convidou a sensei Vilda Lúcio para ser a coordenadora Pedagógica do Musikan e assumir mais este projeto, agregando e respeitando as iniciativas já existentes na cidade com a missão de criar novas oportunidades para os jovens, mais especificamente os que já participam do nosso Projeto Karatê-Dô Tradicional Esporte e Cidadania.
“Fico feliz em retornar aos meus estudos de violino e com ajuda de amigos tendo impacto significativo na vida e formação pessoal dessas crianças e jovens.” diz Sensei Tia Vilda, como é carinhosamente chamada por todos.
Com alguns meses de existência e contando com 20 componentes, projeto Musikan, que une a prática do Karatê com a música de instrumentos de cordas, foi um dos beneficiados mediante a produtora Cultural Adairce Castanhetti pelo Edital de Cultura da Prefeitura de Cuiabá, em 2017, Coordenado pela Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Turismo, por meio do Secretário Francisco Vuolo, a ação de incentivo selecionou 31 propostas a serem executadas pelos artistas regionais com o apoio financeiro do Executivo cuiabano.
Segundo o professor e maestro do grupo, Jorge Moura, poder contar com o apoio do Município é um reconhecimento de um trabalho que, em pouco tempo, conseguiu demonstrar potencial existente. Ele lembrou que, ao longo dos anos, vários projetos são iniciados pela cidade, porém, por não terem auxílio, acabam sendo finalizados sem os frutos almejados.
“Com esse apoio da Prefeitura, teremos condições de manter as aulas, conseguir materiais didáticos, e trazer mais crianças. Esse é um projeto que surgiu a partir de uma amizade com outros membros do grupo, onde tivemos a ideia de juntar o esporte com a música. Tínhamos uma vontade de levar para as crianças, além do lado físico do Karatê, um pouco da cultura que a arte proporciona, unindo os benefícios das duas práticas em prol da formação de bons cidadãos. São alunos que estão tendo contato com músicas clássicas e regionais e, ao mesmo tempo, trabalhamos o companheirismo com a necessidade de sempre ajudar o colega com mais dificuldade”, relatou o maestro.
No final de Julho, será lançando a data para o primeiro recital Musikan, apresentado para a sociedade frutos deste trabalho. A apresentação será aberta a comunidade, pais e familiares e todos apoiadores do Projeto.
Credito:GigantesOnline