Por Emerson Miranda, TV Centro América
Os agricultores já começaram a colheita da pluma do algodão, que é uma das principais culturas cultivadas, em Mato Grosso. Nesta safra a área plantada passou para 1,18 milhão de hectares, enquanto que em 2021, foram 960 mil hectares plantados.
Já a produtividade deve ser de 278 arrobas de algodão em caroço por hectare, apenas um arroba a mais em relação à temporada do ano passado.
No entanto, como a área está maior, o volume de algodão colhido também deve aumentar e ficar próximo de cinco milhões de toneladas, quase um milhão a mais que no ano passado.
Na primeira safra, plantada em dezembro, os resultados estão sendo positivos, já o algodão segunda safra, semeado em janeiro logo após a colheita de soja, não teve o mesmo resultado. O algodão foi cultivado dentro do período considerado ideal, mas o tempo não colaborou com os produtores.
Em uma fazenda em Novo São Joaquim, a 487 km de Cuiabá, o resultado foi diferente nesta safra. De acordo com o gerente da propriedade, Jackson Ferreira, o algodão que está sendo colhido ocupa uma área de 3 mil hectares, 15% a mais do que na temporada passada.
No começo do ciclo, o clima contribuiu para o crescimento das lavouras e a estimativa é de uma produtividade 5% maior do que no ano anterior.
“No ano passado choveu muito durante a janela de plantio e não executamos dentro do ideal. Já neste ano a chuva foi muito boa e conseguimos plantar dentro da janela. Durante o ciclo da cultura a chuva foi bem distribuída, mas a safrinha recebeu bem menos volume. Isso vai afetar um pouco na produtividade do algodão. Esperávamos colher 250 arrobas, mas vai chegar no máximo 230 arrobas”, disse.
Em outra fazenda em Campo Verde, a 139 km de Cuiabá, a colheita também já começou. De acordo com o agricultor Rodolfo Bertani Lopes da Costa, foram mais de 1,5 mil hectares plantados sendo 580 em dezembro e o restante no mês seguinte.
“Esse ano choveu antes. Eu terminei o plantio do algodão safrinha em 20 de janeiro. Então foi dentro da janela e, com o preço do algodão, resolvemos aumentar as áreas de sarfinha. Só que tivemos um corte de chuva antecipado e isso ocasionou perda e a perspectiva de produção foi reduzida. A gente esperava produzir 120 arrobas de pluma e agora a produção vai ser por volta de 80 arrobas de pluma por hectare. Este ano estamos trabalhando com 40% de algodão safra e 60% de safrinha”, disse.