O termo Omnichannel está ficando bem conhecido e utilizado atualmente nos grandes mercados, mundo afora. Porém, para Mato Grosso ainda é novidade.
Nas lojas atuais, você entra, escolhe o produto, vai até o caixa, efetua o pagamento, pega a mercadoria e vai embora.
Isso vai mudar!
Para compreender melhor, precisamos entender os seus princípios básicos.
Omnichannel é um conceito de “loja do futuro” que nasceu a partir da necessidade dos consumidores por uma experiência diferenciada e consequentemente, melhor.
Mais completa e sem barreiras entre os meios on-line e off-line, a Omnichannel veio para saciar essa necessidade do consumidor, integrando lojas físicas, aplicativos e e-commerce.
Como isso funciona na prática?
As lojas passarão a ser totalmente interativas e com atendimento personalizado, sem vendedores e sim consultores. Por meio do aplicativo (app) você pode criar um carrinho de compra virtual e no final da compra decidir se vai levar o produto no ato ou receber em casa, isso diminui o estoque físico da loja. Todo pagamento será online, o que torna desnecessário a presença de um caixa. Com ajuda do reconhecimento facial os clientes serão Identificados e classificados por idade, gênero, etc.
Essas são apenas algumas formas de se trabalhar esse conceito. As possibilidades são variadas e vão de acordo com as necessidades do mercado atual e da própria loja.
O conceito tem como o centro de tudo O CONSUMIDOR. Ele precisa ser tratado da mesma forma, tanto na loja física como na virtual. Dando as mesmas vantagens, como: preços, qualidade e agilidade.
Isso permite uma abordagem mais personalizada e direta para cada consumidor e dependendo da forma que se trabalha o investimento é baixo e acessível para qualquer empresa ou comércio.
Desde os primórdios o varejo busca conquistar e atrair os clientes. Esse conceito não é novo, porém, com as novas tecnologias é necessário entender que o mundo virtual e físico devem que andar juntos.
Precisamos investir no mercado on-line, e na tecnologia. Em um futuro próximo, essa tendência trará vários benefícios, como: redução de custos operacionais e logísticos.
A implantação de uma plataforma de venda e comunicação on-line, integrada com a loja física já é uma realidade que as agências de publicidade nas agências de publicidade e propaganda, inclusive, esse é uns do carros-chefes da Elo Marketing para os clientes.
Já que a nossa equipe está preparada para colocar em prática as tendências do mercado mundial na realidade regional.
Rejane Monteiro é diretora da Elo Marketing, agência Publicidade e Marketing com 11 anos de atuação em Mato Grosso.
Email: rejane@elomarketing.com