Coleta está comprometida em Cuiabá e Várzea Grande

0
171

Moradores de diversos bairros de Cuiabá reclamam do acúmulo de lixo na porta. Em algumas localidades a coleta não é realizada há uma semana, conforme os moradores. Nas ruas do Bairro Ouro Fino, região do CPA, por exemplo, foi possível observar as lixeiras lotadas desde o início da semana.

Prefeitura de Cuiabá informou que houve problemas nos serviços devido as comemorações do Natal e Ano Novo. As residências das ruas Londrina e Campinas, no Ouro Fino, aguardam a coleta do lixo desde dia 24. Moradores dizem que já reclamaram na prefeitura, mas as providências ainda não foram tomadas.

No residencial Jamil Nadaf a situação não é diferente. Manoel Oliveira França, 31, mora há oito anos na Rua C do bairro e diz que o problema é recorrente, mas que agora perdurou por mais tempo.

“Desta vez estamos muitos dias, mais ou menos uma semana que não passa o caminhão de lixo aqui na minha rua. Já tem muito lixo acumulado, cheiro já está forte. Não é só aqui, mas em todas as ruas do bairro e na região. Espero que a prefeitura tome providências o mais rápido possível”, disparou França.

Na região também é possível notar a falta do serviço de coleta no residencial Buriti. Já na região do Coxipó, em Cuiabá a coleta também foi afetada. Na última semana os caminhões não passaram. Lixo começou a ser recolhido, mas em apenas algumas ruas.

No bairro Parque Residencial Coxipó, por exemplo, é possível encontrar lixeiras cheias nas ruas vicinais à Avenida Quatro, principal da localidade.

Em Várzea Grande, região metropolitana da Capital, moradores de diversos bairros também sofrem com a falta do serviços de coleta de lixo. Na região do bairro Jardim Maringá II as ruas estão com as lixeiras lotadas. Moradores afirmam que a última coleta foi realizada antes do natal.

Serviços

Em Cuiabá, empresa Locar Saneamento Ambiental Ltda é a atual responsável pela coleta por meio de contratação emergencial. Mas em novembro de 2018 foi a vencedora da licitação que deve regularizar o serviço este ano.

Além da coleta regular e mecanizada e transporte até o destino final de resíduos domiciliares e comerciais, a licitação fixa também coleta fluvial no Rio Cuiabá, a implantação de contêineres semienterrados, implantação de contêineres soterrados, a oferta de equipes e equipamentos para a coleta seletiva como serviços opcionais do contrato que podem ser disponibilizados conforme solicitação do município.

Nota

A Prefeitura de Cuiabá disse que o problema ocorrido na coleta de lixo de alguns bairros da Capital nos últimos dias se deve aos feriados do Natal e Ano Novo. “Por conta de a atividade estar regida em contrato, já foi estabelecido que não trabalhasse em dias de feriados. Por conta disso houve atraso e acumulo.

No entanto, a empresa que executa o trabalho já foi notificada, sendo montada uma força tarefa para solucionar o problema”, diz trecho.

Em Várzea Grande, a Secretaria Municipal de Serviços Públicos e Mobilidade Urbana informou que dispensou os trabalhadores durante o período de festas. Os serviços serão normalizados ainda esta semana, garantem. (Reportagem de A Gazeta)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui