Youtubers: Caminhoneiras mostram desafios da vida na estrada

0
730
Sheila Rosa Marchiori, mais conhecida como Sheila Bellaver

Enfrentar pneu furado no meio da noite, chuva – até neve -, cozinhar em um caminhão em movimento, se dividir entre a estrada e a família. Caminhoneiras “youtubers” têm mostrado todos esses desafios da estrada e estão conquistando seguidores.

Sheila Rosa Marchiori, mais conhecida como Sheila Bellaver , soma 300 mil inscritos em seu canal, onde alguns vídeos têm mais de 1 milhão de visualizações. A gaúcha de 35 anos, mãe de 4 filhos, roda o país entregando frutas e verduras.

Paixão pelo Jacaré 1973

No Espírito Santo, Anaile Santos Goulart, de 28 anos, diverte o público filmando a rotina dentro de caminhões bem antigos, os Scania L 111 apelidados de Jacaré, com os quais ela e o marido levam e trazem contêineres do Porto de Vila Velha para empresas próximas.

Foto Rede Social

Atualmente, ela guia um caminhão de 1980, que é emprestado pelo marido. Para não ficar parado, ele comprou um ano 1968. É que o “verdadeiro” Jacaré da Anaile, de 1973, está sendo refeito aos poucos. “Acho que o mecânico já se arrependeu”, brincou a caminhoneira em um dos vídeos do diário da reforma, tema preferido dos quase 140 mil inscritos do canal dela.

Estradas da Europa

Bem longe daqui, Patricia Barreira, de 41 anos, que nasceu no Rio e se criou no Espírito Santo, mostra em seus vídeos como é ser caminhoneira na Europa.

Foto Rede Social

Ela se mudou para Portugal há 17 anos, logo depois do marido, e só então eles seguiram essa profissão. Os dois são contratados para se revezarem ao volante de um caminhão frigorífico, onde cruzam diversos países. A ideia de mostrar a rotina no YouTube surgiu há cerca de 1 ano e até agora ela tem 17 mil inscritos no canal.

Nele, Patricia “dá a real” para quem pensa que a vida rodando por Espanha, França, Inglaterra, Bélgica, etc, é puro “glamour”. Muitas vezes não dá tempo nem de parar para almoçar: e a comida é feita com o caminhão em movimento mesmo.

Histórias de uma minoria

Mulheres ao volante dos caminhões continuam sendo uma pequena parte no universo de mais de 1 milhão de motoristas profissionais no Brasil.

Até novembro passado, 200 mil mulheres possuíam carteira de habilitação nas categorias C e E, que permitem dirigir caminhão, segundo o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran).

Reportagem G1

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui