VOLTA AO MUNDO: Feira em Cuiabá apresenta produtos artesanais de diversos países

0
413

Da Redação

A Feira Volta ao Mundo retorna à Praça de Eventos do Pantanal Shopping, em Cuiabá, para sua segunda edição, que acontece de 30 de abril a 29 de maio. Este ano, a Feira Volta ao Mundo já passou pelas cidades de Florianópolis, Rio de Janeiro e Manaus.

O evento se destaca no cenário nacional pela qualidade e garantia de procedência dos produtos à venda, já que os mesmos são feitos parte ou totalmente de forma artesanal em várias regiões do planeta e importados para o Brasil por artesãos ou representantes vindos dos locais de produção das peças.

Outro diferencial são os painéis que circulam a feira contando um pouco da história de alguns artesanatos, o que permite que o visitante conheça melhor o que está comprando.   Este ano o evento conta com representantes da Índia, Turquia, Paquistão, Bolívia e Indonésia, sendo que esta última estará participando pela primeira vez da edição pantaneira do evento.

O expositor Irul Chaerul, que pertence a uma tradicional família de artesãos de Jacarta, capital da Indonésia, estará expondo o belíssimo, exótico e exclusivo artesanato de seu país. A diversidade de peças e técnicas é grande e o visitante poderá conferir, entre outros produtos, variados tipos de esculturas em madeira, bolsas pintadas com batik (técnica de pintura muito difundida no mundo, originária da ilha de Java), utilitários domésticos feitos com madrepérola e acessórios femininos feitos com coral, pérolas e pedras naturais da região.

Da Turquia estarão presentes Ibrahim Zamur e Muhammet Pala, artesãos especializados no manuseio do vidro, matéria-prima das luminárias e lustres multicoloridos típicos do país, que estarão sendo comercializados no evento ao lado das tradicionais porcelanas feitas com barro branco nas cidades de Kutahya e Iznik e dos mais diversos objetos com olho turco produzidos na cidade de Istambul, entre outros.

Também da Turquia, o expositor Tahsin Cansiz traz das regiões da Capadócia e de Bursa diferentes tipos de toalhas de mesa, trilhos, capas de almofadas e jogos de cama, além de uma grande variedade de pratos, taças, copos, xícaras e travessas feitas em vidro e pintadas à mão na cidade de Istambul.

A representante da Índia é a família liderada por Hussain Baba, tradicional na região de Kashmir, onde produzem artesanalmente, há gerações, alguns dos mais belos tapetes de seda pura do mundo. Para o Brasil, além da produção da sua comunidade, que também inclui bolsas, almofadas e pashminas, também trazem artesanatos de outras partes do país, como os móveis entalhados produzidos em Saharanpur e as toalhas, colchas e almofadas do Rajastão, entre muitos outros produtos.

Nelson Castellon, de Cochabamba, na Bolívia, é outro legítimo representante de seu país. Também de uma família de artesãos, que vive da produção de arte sacra, Nelson direcionou sua habilidade e senso estético apurado para criar coleções de acessórios femininos, contando com a ajuda de um grupo de bolivianos para a finalização das peças.

Já a representante do Paquistão também é uma família comandada por Bilwani Yakoob, que investiu na estilização de um produto tradicional do seu país, que são as sapatilhas Khussa ou Mojari. Assim, Bilwani expõe no evento sandálias e rasteirinhas que se destacam pelo conforto e por terem muito brilho, pedrarias e colorido, características típicas da cultura paquistanesa e que caem bem ao gosto das brasileiras.

Para a gerente de marketing do Pantanal Shopping, Ticiana Pessoa, a Feira Volta ao Mundo é uma oportunidade para conhecer e interagir com diferentes culturas e de adquirir produtos legítimos e de alto padrão de qualidade. “Mais uma vez recepcionamos a feira no mall e esperamos que todos se encantem com a exposição das mais variadas peças artesanais”, pontua.

*Informações Assessoria

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui