Da Redação (com informações da assessoria)
Com 151 ações de conscientização ambiental já realizadas, o projeto Verde Novo, desenvolvido pelo Juizado Volante Ambiental (Juvam) de Cuiabá e parceiros, contabiliza a distribuição e/ou plantio de 45 mil mudas de árvores nativas e frutíferas na Capital mato-grossense. Incrementando esses números, crianças atendidas pelo projeto “Sesc Transforma”, desenvolvido na unidade do Sesc Balneário, em Cuiabá, realizaram nessa quarta e quinta-feira (26 e 27 de junho) o plantio de 40 novas mudas de espécies como o ipê, oiti e pitanga. Além disso, o Verde Novo promoveu a distribuição de 260 mudas, que puderam ser levadas para casa, a fim de arborizar o bairro dos participantes.
Aluna do 6º ano da Escola Estadual Mário de Castro, no bairro Pedra 90, Daiane Nascimento, avaliou a iniciativa como muito positiva. “Achei muito interessante. Mais para frente poderemos ver o resultado do que fizemos hoje. Também posso fazer isso [plantio] em vários outros lugares e aprender a cuidar melhor da natureza”, disse a menina de 11 anos, que plantou hoje seu primeiro pé de árvore, um ipê. Antes disso, conta a garota, só tinha plantado mandioca. “Vou falar pro meu pai que essa foi uma experiência incrível e que esse projeto está fazendo muito bem para mim. O Verde Novo está de parabéns!”
Instrutor do Sesc Balneário, Edésio Rodrigues, que é professor de Educação Física, explicou que as atividades do projeto “Sesc Transforma” são ofertadas a quatro grupos distintos, duas vezes por semana, no contraturno escolar. “Eles estão aqui de terça a sexta, e a gente tem uma programação de atividades físicas, culturais e algumas atividades extras que cuidam tanto da higiene pessoal como da educação ambiental. Então, é muito importante esse trabalho para estar conscientizando as crianças da importância da preservação do meio ambiental, da importância das árvores para o planeta, e dar continuidade não só aqui no projeto, mas também no seu bairro, na sua casa, falando com os pais. Eles atuarão como multiplicadores”, assinalou o instrutor do projeto, que atende crianças dos bairros próximos, como Osmar Cabral, Pedra 90 e São João Del Rey.
Na parceria com o Sesc Balneário já haviam sido distribuídas, também este ano, 150 mudas, que foram plantadas na unidade. Sobre a iniciativa do Judiciário mato-grossense, Ceres destacou que a instituição está desenvolvendo um trabalho com um olhar voltado para a sociedade. “É um papel fundamental, é um poder público que está com um olhar voltado para a nossa necessidade como cidadão. Já tínhamos recebido mudas, que foram plantadas aqui. Desde janeiro a gente está nessa proposta de arborização, porque é um espaço grande, mas não está com tantas árvores quanto o desejado”, complementou.
Sempre presente às ações do Verde Novo, a engenheira florestal Rosiani Carnaíba, do parceiro Instituto Ação Verde, explicou que foi feita uma apresentação aos menores sobre o projeto. “Ali explicamos qual nosso objetivo e também buscamos conscientizá-los sobre os benefícios do plantio das árvores. Percebemos que 100% das crianças aderem ao Verde Novo e muitos deles dizem que é a primeira vez que fazem um plantio. Eles sempre querem levar mudas para casa. É algo novo, que estão se alegrando em fazer e que certamente vai trazer benefícios”, pontuou.