Vai desabar:  Centro Comunitário do Areão passa por situações precárias

0
329

Allan Mesquita da Redação

Com terreno irregular, o espaço não pode receber verba para reformar o espaço.

Moradores correm risco de vida por causa de situação precária de Centro Comunitário, que fica localizado no bairro Areão, em Cuiabá. E o imóvel, que é principalmente utilizado por idosos, já foi contemplado com emenda parlamentar para a execução da reforma, mas não pôde receber os recursos por falta de escritura.

Caindo aos pedaços, o Centro Comunitário é principalmente utilizado pelo Grupo de Idosos do Bairro Areão (Giba), a degradação por falta de manutenção dificulta o uso do local e impede que a comunidade utilize o espaço interno, principalmente em dias de chuvas, com as fortes goteiras e problemas na instalação elétrica.

[Fotos no final da matéria]

Grupo de Idosos do Bairro Areão

Nair Santiago, 80 anos, integrante do Giba, destaca a importância do espaço para os idosos e lamenta a situação que o lugar se encontra. “Somos idosos e precisamos de um local para fazer nossas atividades de lazer e se continuar assim não poderemos mais realizar nossas reuniões semanais, pois a estrutura tem risco de cair em cima de nós” explica à aposentada.

Segundo Florentina Soares, 72 anos, moradora antiga do bairro, sem receber melhorias, os únicos reparos realizados no recinto foram feitos pela comunidade. “O centro comunitário é muito importante para a gente e para a população, sempre precisamos dele. As reformas que foram realizadas foram por parte de algumas pessoas da comunidade que doaram serviço” ressalta.

Na gestão do ex-prefeito Mauro Mendes, o Centro Comunitário do Areão foi contemplado com recursos para realização de obras no local, concebidas pelo Vereador Adevair Cabral, no entanto a verba não pôde ser recebida pois o terreno não havia escritura e o recurso voltou para o gabinete.

Sem recursos, a Presidente do Giba, Maria do Livramento, explica que a muito tempo reivindica mudanças no espaço e explica que as únicas melhorias realizadas no lugar foram realizadas com a ajuda dos idosos e da comunidade. “Hoje o Giba conta a participação de 25 membros ativos que participam do grupo de idoso. Sempre lutamos por reformas. Todas as melhorias feitas no Centro Comunitário foram feitas pelos idosos em parceira com os moradores, através de fundos de festivais de pizzas e almoço. Agora eu acho demais pedir para um idoso dar conta de uma reforma de telhado ou parte elétrica” explica a presidente, indignada com a atual situação do local.

Em entrevista ao Jornal do Ônibus o Presidente de Bairro do Areão, Adolfo Amarante, disse que na última quarta-feira (14/03) foi dada a entrada na documentação do terreno no Cartório do 6º Ofício em Cuiabá. “Através do Vereador Mario Danaf e a União Cuiabana de Associação de Moradores de Bairros (Aucamb), nós demos entrada na documentação no cartório, está só faltando o essa liberação da documentação para começar a reforma do Centro Comunitário” pontua.

O Presidente ainda falou sobre a demora no requerimento no registro do espaço. “Estávamos mexendo com a escritura na Prefeitura, porém, quem cuida da parte de documentação dos Centros Comunitários é o Estado e eu não sabia. Legalizando os documentos, vamos poder conseguir a reforma” concluí.

O Jornal do Ônibus irá acompanhar o caso.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui